Vantagens de viajar de trem pela Europa

 

Uma das maneiras mais inteligentes, rápidas e gostosas de viajar pela Europa, é optar pelos trens. Eu só consigo ver vantagens no fato de escolhermos os trens para nos levar de uma cidade para outra, de um país para o outro. Se você está com pouca bagagem, sozinho (a) ou com vontade de aproveitar sua viagem ao máximo, deve saber que os trens serão as suas melhores escolhas.

Muita gente ama viajar de carro e confesso que minhas últimas viagens ao velho continente foram com viagens de carro sim. Eu estava com o Alê ou sozinha e estava com algumas bagagens, que era só jogar no porta malas e pronto. No caso do trem, essa é a sua única desvantagem. Se você estiver com bastante bagagem, vai ter que carregar tudo. Apesar de não tem limite de peso, também não tem ninguém para te ajudar nessa. Você vai precisar subir e descer com sua mala de lá. Fica claro aqui a única desvantagem de viajar de trem pela Europa.

De resto, é só alegria. Uma viagem de trem entre Paris e Bordeaux, leva cerca de 2 horas em um trem de alta velocidade, onde você vai de boa, apreciando a paisagem e sentadinha, sem fazer esforço. Já de carro, você leva mais de 6 horas para fazer essa viagem. Fiz uns anos atrás, de Nice para Paris, com parada em Marselha, e levou cerca de 4 horas e pouco. Se fosse de carro, levaria muito mais. 9 horas no mínimo (ainda mais dirigindo do jeito que eu dirijo, meio tartaruga.

Viajando de trem pela Europa, você não precisa mostrar o passaporte cada vez que cruza uma fronteira. Não tem limite de peso na bagagem. Geralmente, os trilhos passam por locais maravilhosos (especialmente se estiver por países como a Suíça), às margens de rios e são cenários que não veríamos se estivéssemos de carro, pois as auto estradas não passam por lá. Os trens geralmente viajam em alta velocidade, o que nos ajuda a economizar tempo e chegar no nosso destino bem rapidinho. Outra vantagem larga é que os trens nos deixam geralmente no centro das cidades. Se compararmos com os aeroportos, que são sempre bem afastados do centro, o trem ganha disparado.

Com relação ao preço, devo dizer que é bem relativo. Em baixa temporada, os valores ficam por volta de 20 euros por hora de viagem. Em alta temporada, esse valor pode passar de 40 euros. Mas é tudo relativo. Tem alguns sites (como o eurail ou raileurope) que podemos encontrar boas ofertas em horários menos procurados. Já vi viagens de mais de 3 horas que saíram por algo em torno de 25 euros. Então, é relativo. Vale a pena dar uma bela pesquisada e ver se o passe de trem por alguns dias de viagem, vale a pena.

Já fiz dezenas de viagens lindas de trem pela Europa. Acho que o trem demonstra o nível de civilidade que os europeus já alcançaram. Pra mim, poder viajar pelos países e fora deles, sem pegar um avião ou estrada se quer, é muita evolução. Queria muito que o Brasil chegasse logo nesse nível, mas com a mentalidade desse povo e com esses políticos de merda, fica difícil. Mas, sempre há uma luz no fim do túnel e temos que torcer.

Fica aqui a minha dica sobre viagens de trem pela Europa. Vale a pena? Vale! E muito! Dá para encarar numa boa? Totalmente. São lindas viagens? As mais lindas e você pode ir olhando tudo sem se preocupar com a estrada. São viagens rápidas? São e se compararmos com todo o tempo que levamos para fazer uma viagem de avião (entre chegar mais cedo, despachar mala, imigração, etc), a e trem ganha e a gente nem precisa chegar tão mais cedo assim (meia hora antes já está ótimo). Enfim! Se você já viajou de trem pela Europa, vem me contar como foi sua experiência.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *