Os animais do “Big Five”, na África

 

PS: esse texto contém muitas imagens maravilhosas que peguei na internet e não sei os créditos. Também contém muita emoção e paixão pelos animais e muito ódio por quem maltrata, caça e mata esses animais ou qualquer outro.

Um dos meus maiores sonhos é conhecer muito (ou tudo que for possível conhecer) do continente africano. Sou simplesmente apaixonada pela cultura, pelas paisagens e por toda a vida selvagem que temos na África. Fico alucinada quando converso com pessoas que já foram para lá, querendo saber todos os detalhes. E também fico só planejando o que faria caso viajasse para lá e encontrasse esses animais lindos. Espero que esse sonho se realize logo! =)

Mas hoje quero contar algumas coisas sobre um grupo específico de animais. Os conhecidos como “The Big Five” ou “Os Cinco Grandes”. Na verdade, são aqueles animais que todo mundo quer muito ver quando está viajando pelos safáris na África. Bom, acho que todo mundo quer ver todos os animais possíveis. Mas fizeram essa lista para que todos soubessem quais são os cinco grandes mamíferos que são os mais difíceis de serem caçados pelo homem. Os cinco de grande porte. Nesse caso estamos falando de leões, leopardos, búfalos, elefantes e dos maravilhosos e tão ameaçados, rinocerontes. Quero contar um pouco de cada um deles e ao final do texto, onde é possíveis ver todos eles de perto.

– Elefante

Vamos começar com o maior e mais pesado mamífero que temos aqui em parte terrestre. Ele pode chegar a ter 3 metros de altura e comer quilos e mais quilos de vegetação por dia. Tem uma carinha dócil, mas a interação com o ser humano deve ser feita com cautela. Nas reservas da África do Sul e no Parque Kruger, podemos ver manadas enormes de elefantes, com filhotes e até os mais velhos. Manadas com até 100 animais. É difícil caçar um elefante para o homem e também para os felinos que tentam se alimentar desse banquete enorme. Mas o elefante corre risco de extinção, devido a caça ao seu marfim. Antigamente era pior, hoje em dia as pessoas possuem mais consciência, mas mesmo assim é complicado. O valor do marfim no mercado negro continua alto, então muitos caçadores arriscam a vida para matar o bicho e retirar os marfins. Tudo por pura ganância. Que raiva!

– Búfalo

Muita gente diz que de todos os animais do Big Five, esse é o mais perigoso (em estatísticas, esse bovino ruminante atacou mais caçadores que os outros animais da lista). Mas ele não tem uma carinha fofa e dócil, talvez um pouco rabugenta? Sim. Mas a aproximação desse bicho, especialmente se estiver a pé, pode ser perigosíssima. O impacto de dois machos brigando, pode chegar a ter a força de uma batida de carro a 50km/h. Imagine levar uma pancada desse bicho no seu corpo! Vai esmagar tudo, não tem como sobreviver. Por isso a fama dele. Dá para entender.

– Leopardo

Charmoso, solitário e de uma personalidade bem peculiar, é o outro felino que todos os turistas sonham em ver. Mas talvez esse seja o mais difícil de ser encontrado. Eles geralmente ficam em árvores e só encontramos leopardos juntos, na época da reprodução. Ele é muito territorialista e vai defender de forma muito feroz seu espaço, caso outro leopardo chegue perto. É grande, forte e quando está caçando, dificilmente a presa escapa, é considerado muito eficiente em suas caçadas e é um mestre na arte da perseguição. Tem hábitos noturnos, portanto é mais fácil encontrá-lo caçando ao final do dia. Espero que tenha a sorte de ver seu pulo mortal em cima da presa.


– Rinoceronte

Dia 22 de setembro é o dia mundial do rinoceronte. Alguns meses atrás, recebemos com tristeza a notícia de que no norte da África, o rinoceronte branco está extinto. O único macho que restava morreu e sobraram apenas as fêmeas. A única esperança seria a reprodução assistida. Mas é um cenário caótico em toda a África, quando olhamos para a situação do rinoceronte, tanto o branco quanto o negro (que são diferenciados não por sua cor, e sim pela largura de seus lábios, onde o branco tem o lábio mais largo, e o negro tem os lábios menores, sendo mais solitário e menor que o branco). Infelizmente, a caça ainda é o principal problema com relação a isso. O valor alto do chifre do rinoceronte impulsiona a caça clandestina e muitos animais não sobrevivem ao ataque dos seres humanos, que estão dizimando a espécie. Se algo não for radicalmente mudado, em poucos anos já não teremos mais rinocerontes soltos na natureza como temos hoje. Poucos, mas ainda temos. Isso parte meu coração em milhares de pedaços.

– Leão

Deixei por último o favorito dos turistas, aquele que jamais poderia faltar em um safári. O rei das savanas e da selva, o leão. Na minha opinião, é o felino mais lindo que existe. Na verdade os dois, o leão e a leoa. Fortes, ágeis e destemidos, com personalidade forte. Hoje em dia existe entre 20 e 25 mil leões espalhados pela África, a maior parte na parte sul do continente. Existem diversas raças de leões, com diferenças de tamanho, juba e até agressividade. Se viajar para alguma região do Parque Kruger ou Reserva Natural ao redor, é certeza que encontrará alguns deles passeando por lá.

Onde ver os Cinco Grandes de perto?

Os lugares mais comuns são nos parque privados da África do Sul. É onde fica mais fácil para viajar e na maioria delas, todos os animais estão juntos. Reservas privadas como a Sabi Sand, Timbavati e Kapama, são perfeitas para ver todos os big five, pois os rangers vão para onde quiserem, diferente dos parques nacionais, que ficam limitados aos animais que ficam perto das estradas (eles não estão autorizados a sair das estradas com os carros de turistas). Então, se quiser mais aventura para sua viagem, tente escolher as reservas naturais. Vale mais a pena. Ah, lembrando que também é possível ver esses animais em outros países como Quênia e Botsuwana.

Quero deixar aqui a minha opinião com relação a situação de todos esses animais e tantos outros no nosso planeta. Não precisamos ir para a África. Aqui no Brasil o que estão fazendo com a nossa Floresta Amazônia é de dar pena. Como é possível eles não perceberem que destruir a natureza é uma sentença de morte para o planeta? As estatísticas são de dar medo. Muitas espécies de animais estão ameaçados, por caças, por desmatamento, sempre pela ação do homem. Como não enxergar isso? A ganância e a busca por poder e dinheiro são sempre os fatores que mais causam destruição em todos aspectos, seja nele natural como estamos falando, seja até na questão social ou qualquer outro. Precisamos acordar para todas essas questões e mudar, antes que seja tarde demais para salvar o planeta.

1 Comentários

  1. […] Sabi Sand, podemos encontrar os animais do Big Five (para quem ainda não viu, são esses aqui https://viagensdatalita.com.br/os-animais-do-big-five-na-africa/ ) logo no primeiro dia. Foi o que aconteceu com a gente. A reserva é linda, com vários lagos e […]

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *