viagensdatalita_jacissabihouse_talitabortolussi_sabisand_safari_áfricadosul_animais_big5 (317)

Guia de Safári na África para iniciantes

Pois bem. Fazer um safári na África. Quem nunca sonhou com isso? Quem nunca cogitou a ideia? Dessas pessoas, quantas realizaram esse sonho? Meu povo, venho por meio deste texto dizer que essa viagem é algo que todos os seres humanos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida, por um ou dois dias. Além de ser uma viagem linda, é uma viagem transformadora. A gente enxerga que a natureza é algo que não podemos controlar e muito menos subestimar. Aprendemos que nosso planeta é único e devemos cuidar, mais do que nunca, dele. Pois é nossa única casa. Vamos lá! Hoje quero dar algumas dicas sobre esses safáris, coisas que todos os viajantes de primeira viagem devem saber antes de ir para lá.

Quais países podemos fazer os safáris?

Quase todos os países do continente africano possuem essa opção de fazer safáris. Mas os mais conhecidos e mais fáceis de chegar e também com mais estrutura, são África do Sul (disparado como o mais comum e mais fácil, ótima opção para ser o primeiro), Tanzânia, Quênia, Botsuana, Namíbia e Zâmbia. Todos esses países possuem estrutura com lodges dentro de parque (lodges são aqueles hotéis de luxo ou camping que podemos nos hospedar no meio dos bichos) e também bons esquemas de safári. Vale a pena, mas você deve começar pela África do Sul para ir entendendo como funciona esse tipo de viagem.

Como funcionam os safáris?

Eles chamam de Game Drive, mas nós podemos falar safári que eles irão entendem. Ele começa na primeira hora do dia, quando o sol está amanhecendo. Os rangers partem do lodge ou hotel às 6h da manhã, que é quando os animais estão despertando para se alimentar, então as chances de vermos caçadas dos predadores é mais alta. Dura em torno de 3 a 4h e depois voltamos ao logde para descansar e se preparar para o passeio da tarde, quando pegamos o pôr do sol na savana. É lindo. Existe também a possibilidade de fazer o safári caminhando e de noite. Claro que de noite é o mais tenso. Nós fizemos e vimos uma caçada de hienas, foi espetacular.

Existem algumas regras que devem ser seguidas para a nossa segurança, de todos no carro e principalmente, para que o animal não sofra com alguma coisa que o ranger possa fazer contra ele para nos salvar. O animal vê o carro de safári como um animal gigante, bobão, que não faz parte da alimentação dele e que não faz nada contra ele, só fica ali parado sem perturbar ninguém. Então, os animais tendem a não atacar o carro. Porém, devemos permanecer dentro do carro, saindo apenas quando os rangers disserem para sair, não colocar nenhuma parte do corpo para fora, não ficar em pé, não gritar e não fazer sons altos que possam perturbar os animais. Se fizer algo disso, o animal pode te enxergar e ele pode sim te atacar. Melhor não arriscar, né?!

Quais animais podemos ver durante o safári e algum deles é perigoso?

Todos são perigosos! São animais selvagens e se a gente encher o saco deles, eles podem sim nos atacar. Existem casos de elefantes que viram carros e depois amassam o que estiver lá dentro. Porém, os animais que mais matam seres humanos na África são os hipopótamos, quando as pessoas entram nos lagos ou rios para se banhar. Eles são extremamente territorialistas e vão atacar qualquer coisa para defender seu território. Mesma coisa com rinocerontes, elefantes, leões… Enfim, os grandes e os predadores. Os pequenos como antílopes, podem no máximo nos dar um coice ou uma chifrada se nos aproximarmos. Portanto devemos nos comportar durante um safári na África.

Com relação aos animais que veremos, depende da época do ano e de onde você estará fazendo o safári, mas geralmente, vemos todos. Leões de todos os tamanhos, rinocerontes, elefantes, búfalos, hienas, todos os tipos de antílopes, aves, hipopótamos, crocodilos (apesar de não termos visto, pois estava na época da seca), javalis, girafas e todos os outros. Leopardos e cheetahs são os mais difíceis de se ver, por serem mais solitários e bem ariscos. Todos os animais que a gente sabe que existe na África, vamos ver. Um mais lindo que o outro e preparem-se para se impressionar com o tamanho de alguns. As hienas por exemplo, me assustaram, pois sempre achei que elas eram pequenas, mas elas são enormes e muito fortes.

Qualquer pessoa pode fazer um safári na África?

Olha. Eu costumo dizer que todos deveriam fazer essa viagem, mas sei que nem todo mundo teria estômago para ver uma caçada. Ver pessoalmente um leão caçando, pode ser perturbador para algumas pessoas mais sensíveis. Apesar de ser algo que acontece todo dia e toda hora na natureza, a gente sempre vai querer torcer para o mais fraco que está sendo caçado, então, podemos ficar tristes se presenciarmos isso. O Alê fala que nossa sorte foi não ter visto algo tão violento por lá (vimos somente a caçada das hienas e mesmo assim foi bem rápido e elas abateram um filhote de antílope, então não teve tanto sangue). Talvez, eu não aguentaria ficar a semana toda que ficamos lá fazendo safáris, se tivéssemos visto uma caçada tipo de leão para búfalo (que eu acho a mais terrível de todas). Eu iria ficar impressionada, com certeza.

Devemos escolher os parques nacionais ou as reservas privadas?

Aqui entram vários fatores para discorrer, mas escrevi todos os prós e os contras nesse texto aqui abaixo que deixo o link.

Na minha opinião, a viagem perfeita para fazer um safári na África, é aquela que nos hospedamos em um logde dentro de uma reserva privada, mas sei que nem todo mundo tem essa como uma possibilidade, pois os custos podem ser mais altos que se hospedar em um hotel fora dos parques. Mas, nas reservas privadas encontramos os mesmos animais, com a diferença de que os carros podem ir para qualquer lugar. Já nos parques nacionais, os carros estão sempre cheios e se limitam às estradas de asfalto que existem por lá. Se quiser mais liberdade e mais coisas selvagens, escolha as reservas privadas. Fica a minha dica para seu safári na África.

Qual a melhor época para ir fazer um safári na África?

Novamente, depende. Na época do inverno, tudo fica bem seco e mesmo sendo inverno, fica quente durante o dia quando se tem sol e bem frio de noite. No verão, a chuva é constante e muitas estradas ficam alagadas. A vantagem da época da seca é que os animais ficam mais aglomerados ao redor dos poucos lugares que existe água, então quando encontramos um lago, vimos um monte de animais por ali. A vantagem da época da seca é que a paisagem fica mais bonita e podemos ver os animais nos rios. Coloque na balança e entenda qual tipo de experiência você quer ter durante seu safári na África. Eu, particularmente, prefiro a época da seca. Até porque, quem gosta de fotografar, precisa estar seguro de não irá chover e molhar seu equipamento.

Bom, espero que muitas das dúvidas de vocês tenha sido sanada. Se tiver algo específico sobre Safári na África que eu não tenha escrito aqui, me deixa um comentário aqui embaixo que eu te respondo com toda certeza. Se conhece alguém que quer saber sobre o assunto, manda para ele. Compartilhe com os amigos e com quem você gostaria de viajar para fazer um safári na África. É uma viagem tão linda, que vale muito a pena fazer. Amamos os safáris na África!

Corre para conhecer!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *