viagensdatalita_talitabortolussi_europa_portugal_lisboa_lisbon_belém-4

Porto, Coimbra e Lisboa: roteiro completo por essas cidades portuguesas

Não sei vocês, mas para mim, essas são algumas das cidades imperdíveis em Portugal. Se for a sua primeira vez pelo país, é tipo um roteiro obrigatório, fácil de fazer, com possibilidade de várias paradas ao longo do trajeto e uma cidade é mais linda que a outra. Em todas elas vocês vão se hospedar bem, comer bem, beber bem, conhecer um pouco mais sobre esse país encantador e vai se surpreender com todas as surpresas. Impossível não se apaixonar por Portugal. É um país que moraria tranquilamente. Por isso, escrevi aqui tudo que você precisa saber antes de planejar sua viagem. Vem que te conto tudo.

– Porto

Coloquei Porto como seu primeiro destino dentro de Portugal, porque é a cidade mais distante das três, porque certamente você chegará por Lisboa. De carro, são cerca de 2h30m em uma estrada ótima, sem maiores problemas. A cidade é linda demais e eles produzem um dos vinhos mais famosos e maravilhosos da Portugal, o vinho do porto (que é um vinho doce fortificado que é ótimo para harmonizar com chocolate e outras sobremesas). Mas não só de vinho do porto se faz essa cidade. É uma das cidades mais lindas que já tive a oportunidade de conhecer, com paisagens lindas ao longo do rio Douro.

Quantidade de dias: De duas a 4 noites é perfeito.

Onde se hospedar: Eu fiquei em dois hotéis na cidade. Um chamado Charming Antas que fica mais afastado do centro badalado da cidade, em uma zona mais residencial. Depois me hospedei no 5 estrelas maravilhoso chamado The Yeatman, com vistas incríveis para a ponte emblemática de Porto, para as casinhas coloridas e mais. Perfeito.

Onde comer: Outra tarefa difícil, dizer onde comer em Portugal (difícil porque tudo é muito bom). no Café Santiago você vai encontrar o famoso lanche de embutidos chamado Francesinha, que dizem que é um dos melhores da cidade. Mas na Rua das Flores você vai encontrar muitos lugares, basta escolher aquele que tem mais a sua cara.

O que visitar: Ver a maravilhosa Ponte Dom Luís é obrigatório e meio certo, pois toda a cidade gira em torno dela. A Livraria Lello também é uma parada obrigatória. Caminhar pelas ruas ao redor do centro, às margens do rio, também é fundamental. Igreja dos Clérigos, Igreja Sé do Porto, Palácio da Bolsa, etc.

– Coimbra

Não sei se estou apta para dizer que essa foi a cidade que eu mais adorei em Portugal. Mas eu realmente amei demais Coimbra e para mim, é uma cidade perfeita para casais, super romântica, com excelentes opções de restaurante e muito mais. Coimbra tem um centro histórico lindo, cheio de ruas estreitas que a gente mal passa com o carro. Fica pertinho de Lisboa, cerca de 1h30m, logo após Fátima, que também pode ser uma parada. Não saberia dizer o que mais gostei em Coimbra, mas tudo que vi foi maravilhoso.

Quantidade de dias: pelo menos 3 noites, para poder comer o suficiente (mentira, porque nunca é o suficiente). Mas é o mínimo para se sentir um pouco de Coimbra.

Onde se hospedar: Eu fiquei hospedada no centro histórico, na frente da Universidade de Coimbra (melhor localização, não há). O hotel se chama Sapientia Hotel Boutique. Um charme com um rooftop lindo.

Onde comer: Olha, a lista é grande, porque comi muito bem em Coimbra. Começando com o restaurante Casas do Bragal, depois indo para o Passeite a Taberna do Azeite, depois para Dux Taverna Urbana, até no próprio hotel Sapientia e também não deixe de comer as delícias da Pastelaria Briosa.

O que visitar: Obviamente, a Universidade de Coimbra é um dos destaques, com sua biblioteca maravilhosa chamada Joanina, onde nem podemos fotografar lá dentro. Depois, podemos visitar as várias igrejas da cidade, como a Sé Velha e também ver de perto a Ponte Pedro e Inês, que cruza o rio Mondego.

– Lisboa

É a capital de Portugal e onde sua viagem pode começar e terminar. Como sendo a capital, é a cidade mais agitada e com mais coisas para fazer. Lisboa merece pelo menos 4 noites de sua viagem, para que você possa conhecer com calma vários cantinhos de lá e descobrir qual deles você mais gosta. São diversos bairros, cada um com sua personalidade. Se quiser ver de perto aqueles azulejos portugueses tradicionais, você precisa caminhar pelo bairro de Alfama. Se quiser comer bem, pode parar em qualquer lugar que vai ser bom (hahahaha tipo isso). Dá para fazer compras (os valores em Portugal são bons) e dá para ver o mar. Você decide o que quer fazer por lá. Eu, da próxima vez que voltar, vou querer comer e beber o tempo todo (pra variar um pouco hahahaha).

Quantidade de dias: Lisboa merece pelo menos 4 noites, mas pode ficar mais de uma semana que vai ter bastante coisa para ver ainda.

Onde se hospedar: Tive o prazer de conhecer dois hotéis maravilhosos lá em Lisboa. Um deles se chama Tivoli Avenida Liberdade, que é um cinco estrelas maravilhoso, com vários restaurantes, bares e até um rooftop incrível que virou a sensação da noite de Lisboa, tem SPA, quartos lindos e tudo que a gente precisa para ter uma estadia inesquecível. O outro se chama The Vintage Lisbon, que é um hotel boutique (daqueles que eu simplesmente amoooo) e fica no mesmo bairro que o outro. Pra mim, uma ótima opção para quem não quer gastar tanto.

Onde comer: Os restaurantes do Hotel Tivoli são ótimos e valem a pena. Mas existem outros, alguns estrelados, que também vale a pena conhecer. De chocolate, vá na De Negro que não irá se arrepender. Para comer um belo bacalhau, Restaurante Laurentina, que é um clássico na cidade. Se quiser provar pratos de um dos melhores chefes de Portugal, vá ao Belcanto e conheça o José Avillez.

O que visitar: Difícil fazer uma lista completa, mas vou tentar. Torre de Belém, Monumento ao Descobrimento, Monastério dos Jerônimos, comer o verdadeiro pastel de Belém na fábrica Pastéis de Belém. Centro da cidade, as avenidas, as praças, Castelo de São Jorge, todos os bairros… Enfim, Lisboa é uma maravilha a ser descoberta.

Bom, por hoje é só. Já já volto aqui para contar mais coisas sobre esse país que eu amo. Mas se quiserem saber o que eu já postei, só usar a busca do site, que está funcionando super bem.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *