Chapada dos Guimarães: um paraíso ecológico em Mato Grosso

Quando decidimos que nossa viagem de Ano Novo seria para algum destino de natureza, começamos a procurar por hotéis e destinos que não tivessem tanta muvuca (sim, somos mais tranquilos e buscamos nos conectar com a Mãe Natureza sempre que possível) e que fosse em um lugar especial. Já tínhamos definido que seria Brasil, mas faltava decidir para onde. Como temos um histórico de sermos apaixonados por Chapadas, ao pesquisar vimos que tinha também a oportunidade de conhecer Nobres, que não ficava longe. Depois encontramos um hotel que era tipo um lodge africano, bem no meio do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Aí foi o que precisava para fecharmos nesse destino. Hoje quero contar a vocês um pouco sobre a Chapada dos Guimarães, que fica a mais ou menos uma hora de distância da capital do estado do Mato Grosso, Cuiabá.

São 4 as chapadas mais famosas e visitadas do Brasil. Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Chapada das Mesas e Chapada dos Guimarães. Em todas elas vamos encontrar passeios com trilhas, cachoeiras lindas, muita natureza e cenários maravilhosos. A Chapada dos Guimarães foi minha segunda Chapada (já conheci a Diamantina) e confesso que me surpreendi com a beleza das paisagens que encontramos. Ela é menor que a Diamantina, tem menos passeios, mas em nível de beleza, são lindas em igual. Vou contar sobre os passeios que fizemos e um pouco sobre o hotel que ficamos.

O hotel que nos hospedamos se chama Pousada do Parque. Ela literalmente fica dentro do Parque da Chapada dos Guimarães. É como se fosse um lodge africano, que a gente tem que abrir um portão exclusivo, tem a possibilidade de ver de perto muitos bichos e tem trilhas exclusivas dentro do próprio parque. Para caminhar por lá, precisamos usar perneiras, pois existe sim a possibilidade de encontrarmos cobras venenosas. Na verdade, dizem que existem muitos tipos de cobras peçonhentas por lá. Só encontramos uma Jiboia pequena, de mais ou menos 1 metro. De resto, em nenhuma trilha, em nenhum lugar, encontramos com cobras. Aliás, vimos pouquíssimos animais e essa foi a minha única decepção com relação a essa viagem. Esperava ver muito mais. Mas falando da lindíssima Pousada do Parque.

Ela é bem exclusiva e possui cerca de 9 quartos, cada um de um jeito, com uma comodidade. Tem quartos menores, quartos mais espaçosos. Depende do que você está procurando. Tem uma piscina para aproveitar o tempo que quiser (como lá faz calor quase que o ano todo, tem piscina o ano todo também), tem vista perfeita para vários paredões da Chapada dos Guimarães e tem também um restaurante delicioso com uma comidinha deliciosa. Uma adega pequena, com rótulos básicos, vários rótulos de cervejas (algumas artesanais bem saborosas) e muitos drinks. Nosso ritual após os passeios era ficar de bobeira descansando admirando as paisagens, escutando os pássaros e bebendo drinks e cervejas. Na maior parte das noites que ficamos por lá, optamos também por jantar lá. Cada dia escolhemos um prato diferente e estava delicioso. Passamos também a virada do ano na pousada e foi demais. Subimos ao mirante que tem vista 360º e pudemos ver a queima de fogos de vários pontos, incluindo Cuiabá.

Com relação aos passeios que fizemos, acabamos fechando tudo com o guia da Pousada do Parque, que se chama Iziel. Gosto muito de fazer os passeios nesses lugares com os guias locais, pois eles possuem um amor tão imenso por aquele lugar, que podemos sentir em cada explicação. Vou listar para vocês os passeios que fizemos, mas saibam que existem muitos outros, mas é que dependendo da época, eles selecionam e focam em algumas atrações. Vou contar tudo.

– Circuito das Cachoeiras

São 7 cachoeiras que fizemos em pouco mais de 3km de trilha. Tem cachoeira menor, tem cachoeira maior. Cada uma tem seu charme. Gosto desses roteiros, porque podemos ver de tudo um pouco. Fora de temporada, com certeza deve ficar mais agradável, pois tem menos gente. Como estávamos durante o final de ano, havia muita gente. Mas mesmo assim, as cachoeiras não perderam o encanto. Sempre maravilhoso limpar até a alma em um belo mergulho em uma cachoeira. Ah! Não esqueça o repelente.

– Cidade de Pedra com Rio Claro

Esse passeio só pode ser feito com carro 4×4, então isso acaba encarecendo o valor do passeio. Choramos e ficamos um esquema com outro casal que estava na pousada e conseguimos um desconto. Mesmo assim, ainda estava caro. Mas fazer esse passeio vale a pena. Visitamos lugares únicos na Chapada dos Guimarães, com paisagens incríveis para os paredões de pedra. Fomos também em um mirante natural bem no meio do nada. Depois, para finalizar, fizemos uma trilha e teve flutuação no Rio Claro. Detalhe, que nesse rio, tem uma sucuri amarela que mora por lá. Eu não fiz a flutuação, mas o Alê fez e disse que não viu nada. Um detalhe muito (mas muuuuito importante) é para não esquecer mesmo o repelente aqui. Levei umas 40 picadas de mosquitos somente nesse dia.

– Cavernas Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul

Para fazer esse passeio, fomos de carro por quase 1 hora em um local fora do Parque da Chapada dos Guimarães. Nesse caminho, fiquei feliz porque vimos algumas siriemas e um casal de tucanos. É obrigatório o uso de perneiras nesse passeio, pois passamos por trilhas não muito exploradas e “reza a lenda” que existem muitas cobras por lá. A Gruta da Lagoa Azul é linda e vale a visita. Também visitamos grutas com paisagens lindas e bem antigas. Bacana saber da história de um lugar através de sua natureza.

– Morro São Jerônimo

Não fizemos esse passeio porque faltou mais um dia para ficarmos por lá (e também por ser uma trilha bem longa, a preguiça venceu hehehehe). Mas merece estar na lista por ser um passeio que se tem uma vista bem bacana dos morros da chapada e também por passar em lugares bem vazios, sem nada além da natureza. É lindo. Para fazer esse passeio precisa estar em forma e gostar de caminhada, pois são quase 20km de ida e volta, em lugares cheios de subida.

Basicamente é isso, pessoal. Não é muita coisa, mas foi isso que fizemos e conhecemos na nossa visita rápida pela Chapada dos Guimarães. Lembrando que ficamos 2 noites em Nobres, no Mato Grosso também, antes de irmos para a Chapada dos Guimarães. Foi uma viagem linda, onde descansamos e curtimos muito o contato com a natureza. Foi demais. Espero que essas poucas dicas tenham ajudado vocês. Para quem quiser saber mais sobre Nobres, deixo o link do texto aqui embaixo.