viagensdatalita_nobres_aquarioencantado_matogrosso_MT_bomjardim_natureza_nobresbrasil_brasil_viagemdenatureza_ecoturismo (4)

5 motivos para colocar Nobres, no Mato Grosso, na sua lista de próximos destinos

Como acabamos de voltar de lá, devo admitir que ainda estamos na vibe do estado do Mato Grosso. Foi incrível conhecer esses lugares tão lindos e tão especiais. Ao mesmo tempo, ficamos impressionados com a quantidade de Cerrado que se perdeu. O Cerrado perdeu a luta contra a soja. Mas isso é outro assunto. Hoje quero falar para vocês sobre Nobres, um cantinho especial do Mato Grosso, que fica a umas 2h da capital Cuiabá. Já escrevi sobre eles no artigo que vou deixar ao final do texto, com várias atrações turísticas bem explicadas. Mas hoje quero incentivar as pessoas a viajarem para Nobres, pois é um lugar tão lindo e tão acessível, que todo mundo deveria colocar na lista de próximos destinos.

– É um destino maravilhoso, fácil de chegar e barato para se visitar

Sim. Mil vezes sim. Nobres é uma região tão linda quanto Bonito, no Mato Grosso do Sul, porém custa bem menos. Isso só pode ser visto como um ponto positivo, não é?! As passagens para Cuiabá são geralmente algumas das mais baratas do Brasil, alugar um carro (o ideal é chegar lá de carro) pode sair por volta de 100 reais a diária já com seguro (às vezes até menos, depende da antecedência e categoria do carro que irá pegar) e para comer e se hospedar em Bom Jardim, é muito barato também. As diárias dos hotéis são bem mais baratas comparadas com as diárias de Bonito. Resumindo, é que você vai amar fazer essa viagem, visitar lugares lindos e o seu bolso não vai sofrer (hehehehe). Custo benefício perfeito.

– Contato intenso com a natureza

Por mais que o Cerrado esteja sofrendo permanentemente com o desmatamento, ainda é possível entrar em contato direto e intenso com a natureza. Nas partes que ele ainda sobrevive, geralmente nas áreas de preservação, podemos sentir toda a energia que esse ecossistema traz para seus visitantes. Dizem que o Cerrado é uma floresta de cabeça para baixo. Explico. Quando olhamos na parte de cima, podemos ver plantas não tão grandes, algumas com aparência mais seca e às vezes, não tão majestosas quanto uma floresta tropical. Mas a questão é que as raízes das plantas do Cerrado, podem chegar até a 2km de profundidade. Sim, aposto que isso você não sabia. A questão é que essas raízes, fazem uma manutenção nos lençóis freáticos que temos lá embaixo, de onde vem muita água.

Por isso, as pessoas não entendem que destruir o cerrado, está reduzindo essa manutenção, consequentemente, reduz a água que podemos ter disponível para uso. O equilíbrio da natureza é algo tão perfeito, que quando o homem mexe, só faz merd*! Então, não pense no Cerrado como um conjunto de plantas feias sem importância. Ele é tão importante quanto nossa Floresta Amazônica. E lá em Nobres, podemos ter esse contato direto na verdade, Nobres fica em uma região de transição, do Cerrado para a Floresta Amazônica, então encontramos os dois tipos de flora. É surreal de lindo.

– Águas cristalinas muito azuis e limpas

Os lugares que podemos visitar em Nobres para mergulhar e fazer flutuação, são cristalinos. Aquele tipo de água não tão gelada (fomos no verão, então estava calor, mas a temperatura da água não muda muito durante o ano) que podemos ver numa profundidade enorme. A água é de um azul turquesa lindo. impossível não se apaixonar e querer ficar ali o dia todo, observando os peixes. Aliás, tem vários peixes por lá e se tiver sorte, pode até ver uma cobra de rio por lá. O poço da Cachoeira Serra Azul é lindo também, bem claro, azul e lindo. Mas o que tem de linda, tem de “danosa para nossos cabelos”. Como tem muito calcário na água (que é algo que ajuda a dar essa cor e deixar cristalina), nossos cabelos vão ressecar. Então, não esqueça de levar uma máscara de hidratação poderosa para usar todos os dias que estiver por lá. Isso vale para homens e mulheres, ok?!

– Possibilidade de fazer flutuações

Fizemos quatro flutuações quando estávamos por lá, mas existem várias. Aliás, dá para ficar uma semana em Nobres e fazer muita atividade, até repetir aquela que a gente gostar mais. Fizemos a flutuação no Aquário Encantado, no Rio Triste, no Rio Salobra e também na Cachoeira Serra Azul. Em todas podemos usar colete e snorkel para poder ver tudo ali embaixo. É incrível como a vida embaixo d’água é maravilhosa. É um outro mundo. Só quem tem essa experiência pode descrever. Eu tenho pavor de profundidade, então como tudo lá é raso, fiquei mais tranquila. Mas sei que fazer mergulhos é algo que eu não teria capacidade. Mas quem faz, quem sabe apreciar isso, vai amar. Pode até levar o seu próprio snorkel. Mas não pode deixar de fazer quantas flutuações puder. É tudo muito lindo até embaixo d’água. Nobres é sensacional!

– Ver alguns animais em seu habitat natural

Um dos lugares que eu mais amei conhecer no Brasil (sim, não estou falando somente dessa viagem), se chama Lagoa das Araras e fica em Nobres. Como o próprio nome já diz, são dezenas de araras, em sua grande maioria as Canindé, que são aquelas azuis com o peito amarelo, e poucas do tipo Araraúna, que são aquelas mais escuras e toda azul. Elas são incríveis e lindas. Dá vontade de ficar ali o dia todo observando as bichinhas. Mas não é só de araras que vive Nobres. Com sorte podemos ver diversos animais. Dos felinos, a aves lindas, cobras e até macacos. Tudo lindo.

Bom, espero ter convencido você a visitar Nobres, no Mato Grosso. É uma viagem barata, como disse no texto todo e que vale muito a pena. É algo que todo brasileiro deveria conhecer, ver de perto e sentir esse contato com a natureza. Vale muito a pena. Quero recomendo fortemente para todos irem. E se quiserem mais informações sobre Nobres, deixo outro texto meu sobre lá, aqui embaixo. Boa viagem! <3

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *