Uma cidade linda chamada Tiradentes, em Minas Gerais

 

A pessoa aqui é bem lerda para produzir os conteúdos, né?! Fomos para Tiradentes no Carnaval e estou escrevendo só agora (hahahaha). Mas o importante é produzir. Então, quero contar a vocês sobre essa cidade e mais para frente escrevo mais sobre a região das Cidades Históricas de Minas Gerais. Se você gosta de conhecer nosso país, precisa anotar essa dica no seu caderninho, pois vale muito a pena passar uns dias conhecendo o máximo de lugares que puder dessas cidades. É uma mais linda que a outra. Mas hoje, quero falar somente sobre Tiradentes. Cidade que escolhemos para alugar uma casa e passar os dias de carnaval.

Para chegar à cidade de Tiradentes, pode ser de carro saindo de São Paulo e vamos levar cerca de 6 horas para chegar até lá. Mas também podemos sair de Belo Horizonte e vamos levar cerca de 3 horas. As estradas são tranquilas, mas fique atento com as longas distâncias, para não ficar fadigado ao dirigir. Eu não gosto de dirigir tanto tempo, então, como fomos com meu carro, fiz um revezamento com o Alê (se deixar ele dirige até a Bahia em um só dia hahahaha). Mas foi uma viagem bem bacana e no caminho passamos por várias cidades conhecidas, como Capitólio.

Nos hospedamos em uma casa, que antes funcionava uma pousada. Tivemos sorte, pois eles continuaram com os serviços de pousada para a gente, incluindo arrumação, limpeza dos quartos e o café da manhã. Como estávamos em 5 casais e mais um monte de criança, foi bacana pois cada um ficou em seu quarto, sem o menor stress. Mas existem diversas pousadas em Tiradentes, dentro do Centro Histórico, fora dele e mais afastadas, no meio da natureza como foi o caso da nossa. Mas também existem diversos AirBnB por lá. Eu gostei de ter ficado mais afastado do Centro Histórico, mas se você quiser diversão e bagunça, aí precisa ficar mais perto, pois é onde estão os restaurantes e bares, assim você não precisa pegar o carro.

Mas, o que fazer em Tiradentes? Oras, já que está por lá, é obrigatório visitar o máximo de igrejas e prédios históricos que houver por lá. Não deixe de visitar todas as principais, como uma das mais conhecidas e imperdíveis, que a Igreja Matriz de Santo Antônio (fica a dica para quem está solteiro ou solteira, para dar uma rezada nessa igreja, pois Santo Antônio é tido como o famoso santo casamenteiro). Que além de linda, é bem antiga, onde sua construção estava quase pronta em 1732. Toda no estilo barroco (que é bem clássico e tradicional da região), também tem traços de rococó. Tem que babar nela por fora, mas não deixe de se surpreender quando entrar na igreja. É linda demais.

Para quem gosta de museus, a cidade também é cheia deles. Geralmente são pequenos e possuem um acervo histórico sobre diversos assuntos dentro do mesmo tema: religiosidade. Sim, por conta de toda a herança católica, Tiradentes é uma cidade que se envolve bastante com esse tema de religião católica. Por isso eles cuidam e têm orgulho das igrejas (mas o governo deveria cuidar melhor, pois é herança histórica). Tem a Casa da Cultura de Tiradentes, Museu de Sant’Ana, Museu da Liturgia, etc. O que não falta é realmente museu para quem quiser ficar por dentro disso.

Existem algumas cidades ao redor de Tiradentes que podem ser visitadas de carro. Uma das principais e menores, se chama Bichinho (estranho, mas é mesmo o nome da cidade, Bichinho) e lá tem uma das principais atrações turísticas da região. A Casa Torta. Todos os anos, muita gente vai até Bichinho para ver de perto essa casa. Aproveitando que está lá, não deixe de almoçar em algum dos restaurantes da pequenina cidade e também veja se algo de artesanato local te agrada. Eles são bons nisso.

Esqueci de mencionar algo bem importante. Se a sua ideia é visitar a região para explorar o que existe por lá, e não só ficar perambulando pelo Centro Histórico da cidade, devo dizer que um carro mais robusto, ou um 4×4 seria o ideal. Sabe por quê? Por exemplo, a estrada para chegar em Bichinho é de pedras, um carro sedan estaria ferrado nela. Estávamos com um 4×4, então estava tranquilo, mas mesmo assim o carro sofreu um pouco. Existem muitas estradas de terra na região e nem todas são boas. Então, fica a dica, caso isso seja possível para você. Se não, faça uma bela revisão na parte de suspensão e amortecimento do seu carro.

Para quem gosta da natureza, existem diversas trilhas e algumas cachoeiras na região. Na pousada que estávamos, como ficava um pouco mais longe do centro (longe coisa de 2km e pouco, nada extraordinário, mas já longe o suficiente para ficarmos tranquilos e de boa, no meio da natureza), estávamos do lado de uma cachoeira e de um rio super limpo, que dava para nadar lá nos dias de sol (a água era bem gelada). Ah! Algo bacana da nossa pousada! A piscina era alimentada com água dessa cachoeira. Então, naquele sol e calor absurdo, tínhamos uma “cachoeira” privada ao nosso alcance. Demais!

Cachoeira do Mangue, Trilha do Carteiro, Serra de São José (muita trilha aqui nessa Serra), Gruta Casa de Pedra, entre outros lugares para quem ama a natureza. Já no Centro de Tiradentes, vamos encontrar cafés lindos, restaurantes deliciosos e tudo que precisamos para curtir bastante os dias por lá. Ah! Minha dica é que vá com tempo. Não vale muito a pena ir para passar um final de semana. Tem que ser no mínimo 4 dias por lá, para valer a sua viagem, que não vai ser curta, independente de onde saia (seja São Paulo ou Belo Horizonte). Mas Tiradentes é uma cidade linda, queria muito conhecer e fiquei feliz com a oportunidade de ir até lá. Eu adorei! E você, conhece ou tem vontade? Me conta aqui nos comentários. Espero que esse texto tenha te ajudado!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *