Porcelanas Monte Sião
Um dos passeios mais legais que você pode fazer quando estiver por Monte Sião (além de gastar bastaaaaante dinheiro lá nas lojas da cidade), é ir conhecer a fábrica de porcelanas da cidade, um dos estabelecimentos mais antigos da cidade, se chama Porcelanas Monte Sião. É um passeio fantástico e perfeito para quem quer conhecer todas as etapas de como são feitas todas as peças e o melhor, à moda antiga. Já explico para vocês.
Quero contar um pouco da história sobre a fábrica de porcelanas, que é a única que produz a porcelana artesanal azul no Brasil. Foi fundada no ano de 1959, com produção pequena e fazia apenas por encomendas. A jarrinha azul de Portugal foi o primeiro pedido e fez tanto sucesso, que logo entrou na linha de produção. O processo era artesanal e continua sendo até hoje. Todo o maquinário era criado por eles e até a fábrica não se rendeu a tecnologia e até a queima das porcelanas é feita num forno à lenha.
Quando estamos lá na fábrica, podemos conhecer e acompanhar todas as fases da produção. Primeiro existe o processo de moer a matéria prima, depois eles misturam tudo dentro de tambores gigantes por quase 36 horas, para criar uma massa homogênea. Depois eles fazem moldes tipo bolachas e ela já começa a secar. Depois eles misturam as bolachas com outros materiais e manda para os moldes de cada peça.
Depois disso, a peça sai crua, sem acabamento e vai passar por um processo longo de secagem, pois a secagem se dá ao natural. Depois de um tempo, eles conseguem fazer o acabamento e a peça continua secando. Quando estiver pronta, ela vai para o processo de pintura. Primeiro eles pintam manualmente (sim, eles pintam peça por peça manualmente, incrível) com aquela tinta azul (mas eles também possuem outras duas cores, verde e marrom) e depois, se passa o verniz.
Quando tudo estiver pintado, acabado e com verniz, elas são colocadas dentro de formas refratárias para irem ao forno. Como o forno é à lenha, eles não conseguem controlar muito bem a intensidade do fogo, portanto eles colocam nessas formas para proteger cada peça, evitando assim a quebra ou deformidade de cada uma. Essa forma ajuda na distribuição adequada do calor entre as peças. Depois disso, elas são resfriadas e retiradas das formas. E voilá! Elas estão prontas para serem vendidas!
Um detalhe importante, é que a fábrica é totalmente auto suficiente quando o assunto é lenha. Eles não pegam madeira ilegal para a queima, possuem plantação própria. Que isso fique bem claro!
Muito bacana, não é?! Eu adorei conhecer todo esse processo e jamais imaginava que fosse tão cheio de detalhes e tão apaixonante. Sou louca por coisas artesanais, seja o que for. Porcelanas remetem à nossa infância (pelo menos pra mim, minha mãe sempre amou porcelana e até tem várias peças em casa dessa mesma fábrica) e fiquei muito encantada com tudo que acontece por lá. Demais!
Principalmente o processo de pintura! O trabalho desses artesões é formidável, pessoas que passam horas e horas pintando peça por peça, com um sorriso no rosto. Aliás, essa característica dos mineiros é singular, eles sempre estão sorrindo. Não conheci um mineiro que fosse chato ou mau humorado. Todo mundo ama ser mineiro!
Então, anote esse passeio na lista de “Coisas a fazer em Monte Sião”, pois vale muito a pena mesmo! E aproveite para gastar uns minutos na loja da fábrica, perfeito para levar vários presentinhos de viagem. Os valores são ótimos. A lista de produtos é imensa, desde pequenos objetos de decoração, até jarras e vasos lindos, passando por pratos, canecas, etc. Adorei! Corre pra Monte Sião, meu povo! A cidade está lá pronta para receber todo mundo de braços abertos e aquele sorriso mineiro que todo mundo ama!
Porcelanas Monte Sião
Rua 7 de Setembro, 436. Monte Sião. MG.