viagensdatalita_paraty_riodejaneiro_brasil_viajar_viajante_rj_praia_conheçaparaty (20)

Paraty: os encantos dessa cidade no sul do Rio de Janeiro

Paraty é uma cidade muito fofa, romântica e cheia de coisas interessantes para vermos e conhecermos. Para quem está em São Paulo, para chegar em Paraty, temos que pegar a rodovia Ayrton Senna e aí temos 3 opções para descer. Tamoios (que na minha opinião é a melhor opção), Serra de Taubaté (só desça se seu carro estiver bom dos freios) e a Serra de Cunha (que parece uma estrada mal assombrada e é bem íngreme também). Mas, uma vez em Paraty, é só alegria. Vou contar um pouco sobre cidade que encanta a todos seus turistas.

– Bons motivos para andarmos de barco

As praias que podemos chegar de carro em Paraty, são bonitas. Mas as praias que alcançamos quando fazemos os passeios de barco, são maravilhosas. Aquele mar bem verde e limpinho para a gente mergulhar em um belo dia de sol pleno. Existem diversos barcos no Centro Histórico e podemos alugar um o dia todo para visitar vários cantinhos secretos de Paraty. Vale a pena.

– Centro histórico de Paraty é uma graça

Sim! O Centro Histórico de Paraty é uma graça. A cidade toda tem casas coloridas, com portas coloridas e janelas coloridas. Além das plantas com flores igualmente coloridas que eles costumam colocar para enfeitar tudo. É um colírio para os olhos ver tudo isso de perto. Já visitei outras cidades históricas, mas confesso que Paraty tem algo de especial que eu amo demais! A parte boa é que a maior parte da cidade está conservada, o que eu acho super importante e bacana.

– Possibilidade de nos hospedarmos em hotéis que são casarões históricos

Temos muitas opções de hospedagens em Paraty, mas garanto que se hospedar em hotéis que estão instalados dentro de casarões antigos, é a boa pedida. Existem vários por lá. Um mais lindo que o outro. A parte boa é aquele cheiro de madeira que vem do chão, ou dos detalhes espalhados pela decoração. É simplesmente demais conhecer e se hospedar em um hotel assim. Sou bem suspeita, pois acho que completa a visita ao local. Paraty merece essa hospedagem.

– Gastronomia de primeiríssima qualidade

Existem muitos bares e restaurantes por toda a cidade de Paraty, mas alguns são especialmente maravilhosos e possuem uma certa fama. Impossível não se apaixonar pelos pratos feitos com um peixe da região, chamado pescada cambucu, que é uma delícia. Bom, na verdade, esse peixe está no meu top 5 de peixes favoritos. É delicioso. Dá para ficar vários dias em Paraty e não repetir bons restaurantes. Eles estão espalhados pelo Centro Histórico e também à beira do mar, nas praias. É demais.

– Aprendemos a caminhar devagar pelas ruas de Paraty

Uma coisa que vamos aprender em Paraty, é a caminhar devagar. Por vários motivos, como para admirar as belas casas, os belos locais que encontramos por lá. Mas, principalmente, temos que caminhar devagar para não torcer o tornozelo, pois as pedras que estão no chão e fazem as ruas de Paraty, são ótimas para isso.

– Todas as cores da cidade

Como mencionei acima, Paraty é uma cidade muito colorida. Reza a lenda, que as casas ficaram coloridas, por conta dos barcos. Os pescadores usavam a tinta para pintar seus barcos e o que sobrava, as pessoas pegavam para pintar suas casas. Como nem sempre era de uma cor só, eles usavam o que tinha e o que havia eram tintas coloridas, um pouco de cada cor. Por isso a cidade ficou toda colorida.

– Todos os bares/restaurantes que ficam à beira do mar

Uma vez por mês, a lua nasce do mar. Jantar em algum restaurante que tenha essa vista, é perfeito. Pois bem. O restaurante La Luna que fica na Praia do Jabaquara, tem esse privilégio, por isso se chama La Luna. Além de ter carnes maravilhosas, o restaurante é lindo, todo aberto, perfeito para aqueles jantares românticos que só podemos ter na praia. Ir para Paraty e não comer algo nesse restaurante, é um pecado.

– Todas as igrejas históricas que existem em Paraty

Tive a sorte que ver um casamento acontecendo quando estive em Paraty pela primeira vez. Pude ver a felicidade da noiva e a tensão do pai dela (acho que todos os pais devem ficar nervosos, né). Aproveitei para fotografar e o resultado foi esse aí abaixo. É lindo ver um casamento e mais lindo ainda, estar em Paraty e poder ver isso lá. As igrejas de Paraty são bem velhinhas, mas todas com muita história.

– Tem festa e badalação para aqueles que querem

Paraty é uma cidade perfeita para casais que querem clima de romance, mas também é ótima para os solteiros de plantão. Lá vamos encontrar bares que tocam música ao vivo e também um pub para a gente curtir bandas de rock. Portanto, caso queira ir para Paraty com um grupo de amigos e curtir a noite da cidade, está valendo também. Claro que não vai ser como uma cidade grande, mas tenho certeza que vai se animar.

– Os detalhes de Paraty são encantadores

Sério. Uma das coisas que mais amei em Paraty foram os detalhes da cidade. Sabe, você está caminhando e do nada vê uma bicicleta pintadinha, porém velha, com uma cestinha cheia de flores. Ou continua caminhando e vê uma loja de roupas com tecidos coloridos ao vento. É impossível não se encantar por cada um desses detalhes. E Paraty é expert em nos presentear com esses detalhes.

– A natureza está por todos os lados

Se você é amante da natureza, vai amar Paraty. Lá temos contato direto com a natureza em forma de mar e também em forma de pássaros e muito verde. Tem verde para todos os lados por lá e sério, é tudo muito lindo.

E você? Conhece Paraty? Essa cidade é muito linda e nos encanta. Sabe aquele lugar que dá vontade de ir sempre que pudermos? Então, assim é Paraty. Uma cidade fofa que fica ao sul do estado do Rio de Janeiro e está de braços abertos para nos receber. Corre para Paraty!

2 Comentários

    • ALEXANDRE CONSOLINI BASTIDA -

    • 6 de dezembro de 2019 at 10:53 am

    Temos que ir juntos !!!

      • Talita Bortolussi -

      • 6 de dezembro de 2019 at 16:13 pm

      Temos que ir para todos os lugares do mundo, meu amor! <3
      Te amo!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *