Lua de Mel na França: um roteiro especial com as cidades francesas mais românticas

Não adianta! A França é dos países mais românticos do mundo e por ter como sua capital a lindíssima cidade de Paris (que é tida como uma das cidades mais românticas), é natural que o país receba milhares de casais que estão em lua de mel ou até mesmo, casais que escolhem a cidade para realizar a cerimônia. Sim, sim! Muita gente casa em Paris. Deve ser um sonho, né?! Mas, a França vai além de Paris quando falamos em Lua de Mel. O roteiro dessa viagem vai depender do que você quer visitar. Mas já adianto! Você vai precisar gostar bastante de vinhos, pois praticamente todos os destinos, possuem esse apelo enobacana! Segura aí essa lista!

Paris

Vamos pensar que Paris será o início e o final de qualquer viagem pela França, por ser a cidade que possui o aeroporto internacional de onde saem os aviões para voltar ao Brasil. Mas caso você faça uma viagem mais longa que envolva outros países, fique à vontade para começar de onde quiser. Mas vamos seguir o pensamento de Paris ser o ponto de partida e o ponto final. Na viagem de lua de mel, mais do que em qualquer outra viagem, nós queremos que tudo seja perfeito (mais que perfeito, queremos que seja tudo surreal). Por isso, faça reservas, pois Paris é uma cidade cara e mesmo os hotéis mais simples e velhinhos, são caros e custam algo em torno de 150 a 250 euros (nem faça a conversão para não chorar).

Bom, Paris é uma cidade maravilhosa e se for sua primeira vez, fique de 4 a 7 dias por lá. Coisas para fazer não faltam. Já estive na cidade muitas vezes e sempre arrumo coisas “novas” para conhecer. Para lua de mel, escolha um hotel lindo, confortável e cheio de mimos. Um custo benefício ótimo é o hotel chamado Napoleon. Ele é 5 estrelas, mas tem preço de 4 estrelas. Fica pertinho do Arco do Triunfo, da Champs Elysées e tem vistas lindas para a cidade. Amo esse hotel e acho que é perfeito para uma lua de mel. Se quiser gastar mais, hotéis como Shangri-la e Plaza Athenée podem te deixar de queixo caído.

Para lua de mel, não deixe de visitar quantos bistrôs puder. Essa dica não vale somente para Paris (é mais fácil achar um bom bistrô fora de Paris do que em Paris, pois os restaurantes são mais comerciais). Procure aquele lugar pequeno, com poucas mesas e que tenha história. Você vai se surpreender e com certeza vai amar cada garfada. Paris é uma cidade gigante, para ser degustada em doses pequenas (para termos pretextos de voltar mais vezes). Usando Paris como ponto de partida, vou sugerir alguns roteiros que são perfeitos para lua de mel.

– Vale do Loire com Bordeaux

Vou começar com meu roteiro queridinho do coração. Para mim, o Vale do Loire é o lugar mais romântico da França (até mais do que a própria Paris). Aqui vamos encontrar castelos lindos, estradas maravilhosas vazia e cheias de árvores, hotéis que parecem um mini château e restaurantes que são tão maravilhosos que parecem um sonho. Esse roteiro merece para sua lua de mel, pelo menos 4 dias em cada lugar. Bordeaux é aquela coisa, né?! Uma vinícola mais perfeita que a outra, um vinho melhor que o outro. Difícil dizer o que é melhor aqui. Mas minha dica é que alugue um carro e fique perambulando por ali, descobrindo as cidades minúsculas que existem na região de Bordeaux. Parece um livro de romance do século passado.

– Champagne com Estrasburgo

O glamour da bebida acompanha a beleza dessa região tão especial, que tem um clima bem especial. Champagne é uma região quase que única no mundo e merece alguns dias da sua viagem, pois certeza que você vai querer provar alguns dos melhores vinhos do mundo. Como diz meu professor no curso de Sommelier, não existe champagne ruim, pois o critério de produção é extremamente rigoroso. Mas neste roteiro, combinamos duas regiões vinícolas da França que são maravilhosas. Além da Champagne, vamos para a região da Alsácia, que fica na fronteira com a Alemanha e encontramos uma cidade muito linda e toda medieval, chamada Estrasburgo. É uma maravilhosa fazer esse roteiro e fica bem pertinho de Paris. Pode fazer de trem ou de carro.

– Monte Saint-Michel com Normandia

Aqui vamos para um outro lado da França. A região da Normandia é uma região litorânea na França, banhada pelo Oceano Atlântico, bem de cara com o Canal da Mancha. Visitar o Mont Saint Michel é algo de um dia, pois só tem o próprio monte para ser visto. Mas na Normandia vamos encontrar lindas praias (porém geladas), hotéis incríveis e é algo diferente, caso já tenha visitado bastante da França (como é o meu caso, pois sempre que vou para lá, gosto de conhecer um cantinho novo). É diferente e vale a pena perder uns 4 dias por lá, incluindo o dia da visita ao monte.

– Provence com Marseille

Aix de Provence é linda. A região de Provence é muito conhecida mundialmente, devido aos campos de lavanda que existem por lá e ficam maravilhosos durante a primavera. Existe uma data certa para visitar. Se sua lua de mel for bem nessa época, que vai mais ou menos de junho a julho. Sim, dura pouco tempo, então é bom se programar com antecedência. Aix de Provence é uma cidade linda que tem vários cantinhos históricos com ótimos hotéis e excelentes restaurantes. Marseille (ou Marselha) fica no litoral e tem aquelas praias azuis que a gente sonha. Tem um apelo cultural bem bacana e tem excelentes restaurantes com pratos de frutos do mar. Beba muito vinho rosé nessa viagem, ok?! Os melhores são do sul da França.

– Cotê d’Azur com Mônaco

Sou suspeita de falar. Sou completamente apaixonada por essa região e para mim, se está em lua de mel e quer praias lindas com todo esse clima de romance, a Riviera Francesa é o lugar perfeito para isso. São dezenas de praias e várias cidades pequeninas que vão nos deixar encantados. Ezé por exemplo, é uma cidade toda medieval que tem vistas maravilhosas do mar azul que a gente ama. Temos Nice, Cannes, Saint Tropez, etc. São muitas praias lindas com toda a estrutura que você precisa e quer. E para completar, uma passadinha por Mônaco para vermos toda a riqueza que o mundo ter (hahahaha). Se quiser se hospedar em Mônaco por um dia, prepare o bolso, ok?!

– Borgonha com Lyon

Por fim, temos a região que produz alguns dos vinhos mais emblemáticos e desejados do mundo. A Borgonha. Aqui vamos beber muito Pinot Noir se for vinho tinto e muito Chardonnay se for vinho branco. Não deixe de levar roupas de frio, pois a temperatura despenca de noite (característica ótima para produzir bons vinhos). Aqui funciona no mesmo esquema de Bordeaux. Alugue um carro e vá conhecer as vinícolas pelas estradas da Borgonha. É maravilhoso. Dê uma passadinha por Lyon para comer bem e conhecer mais sobre a história da França. Visite muitas igrejas e vá para os restaurantes mais tradicionais. O casal vai amar!

Eu poderia ficar falando horas sobre a França e todos seus cantinhos especiais para a gente curtir uma lua de mel perfeita. Mas, acho que só com essas pinceladas sobre o assunto, já podem perceber o quanto é romântica é a França, não é mesmo?! Tenho certeza que essa viagem vai ser especial e inesquecível. Impossível não amar esse país.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *