viagensdatalita_talitabortolussi_trilhaguinécapão_chapadadiamantina_bahia_brasil_aventura_trilha-253-1

Destinos de natureza para conhecermos pelo Brasil

 

Nossa país é verde. A natureza do nosso Brasil (por mais seja arrasada por muitas pessoas), ainda está firme e forte, absoluta e intocável em diversos lugares. Dizem que nossas florestas são importantes para o mundo todo e isso é verdade. Mas, já pensou em estar ali, perto de toda essa energia que a natureza pura pode nos transmitir? Existem lugares aqui no Brasil que são mágicos e perfeitos para isso. E é sobre esses lugares que quero contar um pouco para vocês hoje. Lugares com muita natureza para a gente visitar e se encantar aqui no Brasil. Já anote tudo!

– Floresta Amazônica, no Amazonas

Nem preciso dizer que é impossível não falar sobre essa floresta quando pensamos em natureza do Brasil. Por mais que exista muito desmatamento (a maioria ilegal), a Floresta Amazônica ainda resiste. É uma gigante que se espalha por outros países da América do Sul e possui uma biodiversidade única no mundo. Alguns animais e plantas, só existem lá. São milhares de rios passando por toda sua extensão, incluindo o Rio Amazonas, o Rio Negro e o Solimões (onde acontece aquele famoso encontro das águas que não se misturam). Minha dica, é se hospedar em algum lodge bem no meio da floresta para viver uma imersão total. Você vai sair renovado.

– Chapada Diamantina, na Bahia

Também fica difícil pensar em natureza e não falar sobre alguma Chapadas. Temos 4 aqui no Brasil, mas agora quero falar sobre essa que é especial, por ter sido a primeira que visitei. O Parque Nacional da Chapada Diamantina fica no coração da Bahia, tendo como sua cidade principal, Lençóis, que podemos chegar de ônibus, carro ou avião. É um parque enorme que tem atrações por toda sua área, de norte a sul. Quando fomos, fizemos a volta ao parque, é que uma opção incrível para os marinheiros de primeira viagem em Chapada Diamantina. São cachoeiras maravilhosas, poços com água cristalina que parece ter saído de filme, cavernas incríveis com muita história para contar. Além, claro, de termos a oportunidade de fazer uma trilha bem longa, passando no meio da Chapada. Somente, nós, o guia e a natureza. É perfeito!

– Pirenópolis, em Goiás

Pirenópolis (ou Piri para os íntimos) é uma cidade que fica a umas 2 horas de carro saindo de Brasília (boa notícia é que os voos para Brasília têm sempre o preço muito bom). Uma vez estando em Pirenópolis, se prepare para ver muita, mas muita cachoeira maravilhosa. São tantas, tão lindas, que tenho certeza de que você não vai saber definir qual será a sua favorita. Quedas enormes, quedas menores, água mais escura, água cristalina. Enfim, tem para todos os gostos. Minha dica especial, é que reservem dois dias para conhecer as cachoeiras do Circuito das Águas Cristalinas, que ficam mais afastado do centro da cidade. São 3 cachoeiras em uma estrada de terra. Visite as duas primeiras no primeiro dia e deixe o complexo de cachoeiras chamado Cachoeira dos Dragões, para o segundo dia. Nesse último, são 8 cachoeiras de todos os tipos e tamanhos. É surreal de tão lindo. Além de vermos araras, tucanos e muitos pássaros coloridos.

– Nobres, no Mato Grosso

Poderia colocar Bonito nessa lista, mas todo mundo sabe que Bonito é lindo. Nobres, é tipo Bonito, mas menos explorado e mais barato. Para chegar em Nobres, pegamos um voo até Cuiabá (outro destino com valores bons) e pegamos um carro para chegar até lá, numa viagem de mais ou menos 2h. Em Nobres, vamos encontrar cachoeiras com poços na cor azul turquesa, rios para fazendo flutuações no meio dos peixes coloridos, trilhas e muitos mais. Por ser um destino mais “roots”, eles não possuem nenhum hotel de luxo na região, mas o que tem, dá para a gente curtir e descansar tranquilamente. Será uma viagem inesquecível, tenho certeza.

– Serra do Cipó, em Minas Gerais

Eita estado com coisa bonita para conhecer! A 90km de Belo Horizonte, encontramos a Serra do Cipó. Ela divide duas coisas importante. Os biomas do Cerrado com a Mata Atlântica (lembrando que a Mata Atlântica e o Cerrado estão seriamente ameaçados), e as bacias hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Doce. Hoje podemos dizer que a região da Serra tem bastante estrutura turística e isso ajuda na movimentação do local. Para os amantes de cachoeiras, trilhas e para ter a oportunidade de ver de perto representantes da fauna e da flora da Mata Atlântica e do Cerrado. É simplesmente incrível poder ter esse contato com a natureza. Não deixe de conhecer a Cachoeira Grande, mas chegue cedo, pois o número de visitantes é super limitado.

– Ubatuba, em São Paulo

Além das praias, além dos centrinhos deliciosos que temos para passear, Ubatuba é especial quando falamos na questão de natureza. Estamos falando da Mata Atlântica, mesmo que ela tenha sido devastada em muitos lugares. Existem trilhas e locais escondidos que quase todos os turistas não conhecem. Por exemplo, bem ao norte de Ubatuba, na Praia de Promirim (que por sinal, é uma das mais lindas da cidade na minha opinião), tem uma cachoeira também chamada Promirim, que quase ninguém conhece. Para ir até lá, passe bastante repelente, ok?! Os borrachudos não perdoam. Outro lugar que vale a pena, é a trilha para a praia do Cedro. É uma trilha que passa por várias praias até chegar nessa, que para muitos é considerada a mais bonita e exótica de Ubatuba. E a boa notícia, é que podemos sair de São Paulo de carro e chegar em Ubatuba (sem trânsito), em até 3h.

Bom, eu poderia listar muitos outros locais onde podemos ter esse contato tão intenso com a natureza. Foz do Iguaçu, Chapada dos Guimarães, Chapada das Mesas, Jalapão, Fernando de Noronha, Bonito, Pantanal, Brotas, Visconde de Mauá, Serra da Canastra, Monte Roraima, etc. Isso só para começar, mas aí esse texto viraria um livro (hahaha). Nosso país é muito abençoado quando falamos de natureza. E toda essa natureza é nossa. É nosso dever cuidar, respeitar, preservar e gritar quando for necessário. E você? Já escolheu o seu próximo destino?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *