Decolar: uma empresa decepcionante que não indico

Bom, não gosto de vir aqui contar a vocês coisas ruins, mas dessa vez preciso compartilhar com vocês, pois as coisas foram erradas mesmo antes de começar tudo isso sobre o Covid-19. A empresa Decolar estava sempre presente no meu dia a dia de viajante. Usava o site para pesquisar e também para comprar muitas passagens. Sim, eu era uma cliente assídua da plataforma. Hoje digo que eu era, porque não pretendo comprar novamente com eles e é sobre isso que quero falar com vocês. Quero dar as explicações plausíveis sobre tudo que aconteceu, para que não fique nenhuma dúvida sobre nada.

O Alê e eu estávamos com uma viagem marcada para o dia 02 de abril desse ano, para alguns países do Sul da África. Infelizmente, como vocês sabem, tivemos que cancelar nossa viagem, assim como todas as pessoas que tinham viagens marcadas por essa época de pandemia. No começo do ano, quando tudo estava sob controle ainda, comprei algumas passagens internas dentro de Botswana. Primeira de Gaborone, a capital, para Maun, e depois de Maun para Kasane. Acontece que quando procurei a passagem de Gaborone para Maun no site da própria Air Botswana, não encontrei o voo. Achei estranho ter no Decolar e não ter no site da Air Botswana. Comprei pela Decolar, pensando que eles poderiam ter uma cota desse voo e contando que estaria esgotado no site da companhia aérea.

Acontece que esse voo realmente não existia. Então, mesmo que fizéssemos essa viagem, de acordo com o site da Decolar, a gente chegaria no aeroporto para embarcar e não teria voo. Entendem? Bom, como eu descobri isso? Porque a própria Decolar enviou um email dizendo que o voo havia sido cancelado, mesmo antes de tudo ser cancelado por conta do Coronavírus. E aí é que está a grande sacanagem da Decolar. O voo não existia, eles mesmos já haviam cancelado e lá na parte de “Minhas Viagens” no aplicativo deles, mostrava que a reserva estava em PROCESSO! Isso mesmo. Como poderia estar em processo sendo que o voo não existia?

Olha, é muita sacanagem e muita falta de organização. Aí você tenta falar com eles por telefone, email ou sinal de fumaça, e algo robotizado te responde sem dar a menor explicação. Uma sacanagem do tamanho do mundo. Aí, vocês pensam que para por aqui? Não. Eles conseguiriam ir além do nível de sacanagem.

Quando todo esse auê sobre o coronavírus começou, os voos foram realmente cancelados, todos. E com isso, cada companhia aérea teve uma conduta. Mas no geral, a ideia era dar ao cliente a opção de trocar a data ou simplesmente de cancelar, tudo isso sem custo algum. Claro que algumas companhias iriam cobrar para cancelar, mesmo que o cliente não tenha culpa do que está acontecendo no mundo (com exceção do chinês que comeu o morcego vivo ou pangolim vivo, sei lá). Enfim, a Decolar cobraria um valor para trocar a data dos dois voos, incluindo o voo que não existia e que eles haviam cobrado e mantido na minha lista. Sim, eles realmente cobrariam para fazer isso. No caso, como não sabemos como será nossa viagem e se vamos mesmo conseguir viajar em novembro, decidimos optar por cancelar.

O voo de Maun para Kasane, que realmente existia, ok. Houve um valor que talvez seja reembolsado e tudo bem, já sabíamos. Mas o voo que já estava cancelado, eles não cancelaram, cobraram taxas absurdas para fazer o cancelamento e ainda por cima, vão demorar semanas para resolver o problema. Agora me digam com sinceridade. Temos ou não temos motivos para estarmos putos com a Decolar e nunca mais comprar com eles? Enfim… como sei que muita gente vem aqui e no meu Instagram para saber sobre notícias e dicas de viagens, estou compartilhando com vocês.

Para meu espanto, quando divulguei e expliquei a situação nos meus stories no Instagram, muitas pessoas vieram me contar histórias parecidas que até hoje não foram resolvidas. Ou que aconteceu com os próprios seguidores ou com amigos dos seguidores. Ou seja, a Decolar realmente é uma empresa que costuma agir de má fé com seus clientes. Agora eu digo uma coisa para vocês. Ou a Decolar se retrata fortemente com relação ao que aconteceu com a gente, ou nunca mais vamos colocar um real que seja nessa empresa. Porque existem diversas empresas que podem sim ter as mesmas qualidades de valores baratos e facilidades que a Decolar tem. Mas de nada adianta ter preços bons e facilidade, sendo sacana com seus clientes.

Bom, espero que meu depoimento acabe ajudando vocês e se você também teve algum problema com eles, vem me contar. Eu já deixei umas duas reclamações no site do Reclame Aqui, mas acho que eles em ligam para isso. Enfim, deixo aqui minha opinião para vocês que costumam me acompanhar. NÃO COMPREM NADA PELO SITE DA DECOLAR. Não recomendo, não recomendo, não recomendo.

Decolar, vocês perderam dois clientes viajante do mundo!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *