viagensdatalita_ledzeppelin_música_rock_rocktrip6

Curiosidades sobre a banda Led Zeppelin

 

Minha banda favorita no mundo (juntinho com The Doors) é essa. Led Zeppelin. A banda de rock que revolucionou tudo, que nasceu em 1968 e de longe, uma das melhores bandas de rock da história (nem preciso dizer que para mim é sim a melhor, e para meu namorado também hehehehe). Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham criaram o Led Zeppelin em Londres, na Inglaterra, numa época onde o rock borbulhava de tantos artistas maravilhosos. A banda existiu de 1968 à 1980 (acabou porque John Bonham faleceu), mas houveram outras reuniões. Infelizmente, não existe a possibilidade da banda voltar a se reunir.

 

Eles misturavam rock psicodélico com hard, heavy, um pouco de folk e até mesmo o blues. Como todas as bandas, existem histórias, curiosidades e fatos que todo mundo adora saber. Listei um monte delas para contar a vocês hoje. Leia essa matéria escutando qualquer disco da banda e faça um favor a você mesmo. Escute pelo menos uma música do Led Zeppelin todos os dias. Sua qualidade de vida aumentará com certeza. <3

– Você sabia que o Led Zeppelin foi a primeira banda a usar lasers em seus shows? Pois é.

– Como mencionei ali em cima, a banda realmente não achava possível continuar após a morte acidental de Jonh Bonham (ele morreu sufocado pelo próprio vômito após ingerir aproximadamente 40 doses de vodka em apenas algumas horas). Então, no dia 04 de dezembro de 1980, o Led Zeppelin declarou oficialmente o fim da banda.

– Ainda falando sobre o Bonham, durante a introdução da música “Since I’ve Been Loving You” é fácil perceber que o pedal dele dá uma chiada. Aliás, essa música é deliciosamente maravilhosa!

– Ainda falando sobre o Bonham… O filho dele tocou na bateria durante o show de homenagem a banda alguns anos atrás. Foi ao Tributo em Honra do Led Zeppelin (onde vários artistas cantaram os maiores sucessos da banda). E também tocou no último show da banda, em 2007.

– A música “Black Dog” tem esse nome em homenagem a um cachorrinho preto que ficava entrando no estúdio durante as gravações do disco Led Zeppelin IV, o mesmo disco que tem o maior clássico da banda, “Stairway to Heaven” e também “Rock and Roll”. Aliás, esse disco é considerado um dos melhores discos de rock de toda a história. Temos em vinil (na nossa coleção de discos aqui em casa) e em CD (que roubei do meu irmão para escutar no carro hahahaha).

– Entrando no assunto de sons que aparecem em músicas, temos a “The Ocean” onde um telefone toca aos 1:37 da música. E na música “Black Country Woman” o som e um avião que sobrevoava por onde eles estavam também não foi removido. É possível ouvir Plant dizendo “No, leave it in”, durante a introdução da música.

– Dizem que a música Stairway to Heaven tem várias mensagens satânicas. Pra variar, esse povo inventa demais, mas dizem que ao ouvir a música ao contrário, a frase mais comum de ser ouvida é a “Here’s tom y sweet satan”. A música é tão linda, pra que escutar ao contrário? E sei lá, eu acho nada a ver com nada essas histórias de mensagens ocultas em músicas.

– Quando eram jovens, Robert Plant e John Bonham aprontavam algumas peripécias. C0omo roubar gasolina dos carros estacionados em estradas que ficavam perto de Birmingham, na Inglaterra, para vender e terem dinheiro para irem aos shows.

– Um dos filhos de Robert Plant, morreu quando ele tinha apenas 5 anos de idade, em decorrência de uma infecção de estômago. O resultado dessa dor, é a música “All My Love”. Que é simplesmente a minha música favorita entre todas as músicas que existem. Nada mais lindo e perfeito que essa canção.

– A música Kashmir começou a ser composta durante uma viagem da banda ao Marrocos. A música é longa, Jimmy disse que a viagem também foi, com estradas curvas e sem fim. Além de toda a influência marroquina na composição da música, incluindo o título. Há alguns anos Plant viajou novamente ao Marrocos para relembrar essa viagem que eles haviam feito com toda a banda. Viagem que marcou muito justamente pela criação desse clássico do Led Zeppelin.

– O projeto da banda foi realmente criado pelo maravilhoso guitarrista Jimmy Page, mas o nome da banda foi escolhido por Keith Moon, o baterista da banda The Who (outra banda incrível). Ideia que saiu de um dos encontros entre Jimmy e Keith, no estúdio que eles costumavam ensaiar. Jimmy também produziu todos os discos da banda.

– Você sabia que a banda evitava ao máximo se apresentar em programas de TV? E sabe por quê? Para incentivar as pessoas a irem assistir aos shows da banda. Eles sempre diziam “Quer ver o Led Zeppelin tocar? Então vá a algum de nossos shows!”

– “Stairway to Heaven” é a música mais pedida na história das rádios dos Estados Unidos. Incrível! Na década de 70 as linhas se congestionavam de tanta gente pedindo a música para ser tocada. E os compositores, Robert Plant no caso, não tem muita noção do que quis dizer com a letra da música. Pra variar, os caras estavam bem loucos e nem se deram conta do que haviam criado.

8 Comentários

    • Rafael -

    • 17 de agosto de 2018 at 13:39 pm

    Ótima publinação!

      • Talita Bortolussi -

      • 17 de agosto de 2018 at 16:18 pm

      obrigada, rafael!!!!

    • André Freitas -

    • 17 de agosto de 2018 at 16:59 pm

    Sou fã da banda desde sempre, o primeiro vinil que eu comprei, aos 16 anos, foi o Led IV, desde então comprava tudo o que encontrava da banda e tenho várias lembranças da minha adolescência ao som do Led zeppelin. Excelente matéria. Parabéns.

    • Fabiano Pessurno -

    • 27 de agosto de 2018 at 10:58 am

    Ola, Talita! Otimo texto. gostaria de comentar apenas sobre stairway to heaven, que nao acredito que eles nao se lembrem do que dizem na musica. Acho que fazem isso pra despistar as especulacoes. A letra nada tem de satanista, isso realmente e uma bobagem. Mas que traz muitas mensagens ocultistas, traz. E sabe-se que Page e Plant estudaram ocultismo por um tempo. E uma musica maravilhosa. Classico eterno.

    um abraco!

    • Chryso Rocha -

    • 24 de setembro de 2018 at 22:45 pm

    A minha banda de rock preferida de todos os tempos. Muitas banda maravilhosas, E no, Usa, Purple, mas o conjunto da obra os deuxa degraus acima. Unica.

    • Chryso Rocha -

    • 24 de setembro de 2018 at 22:47 pm

    A minha banda de rock preferida de todos os tempos. Muitas bandas maravilhosas, Who, Yes, Purple, mas o conjunto da obra os deixam degraus acima. Unica.

    • José Evair Bertoluci -

    • 19 de outubro de 2018 at 11:46 am

    Também sou fã desse sonho maravilhoso de BANDA, e possuo vários LP…amo todos.

    • Israel -

    • 18 de dezembro de 2018 at 14:09 pm

    Faltou dizer que o Led Zeppelin foi uma evolução da banda The Yardbirds. Na realidade eles mudavam tanto os membros que acabou se tornando o Led Zeppelin. Jimmy Page queria simplesmente rebatizar de New Yardbirds e Keith Moon replicou que com esse nome ia subir igual a um zeppelin de chumbo (led zeppelin). Foi um comentário que prgou no ato.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *