Como podemos ajudar a nossa Amazônia e entender sua importância

 

Os pulmões do mundo estão em chamas. Queimam por conta de um câncer que quer se apoderar deles de qualquer jeito. Um câncer que é uma combinação de ignorância, ganância, desrespeito e muito descaso com a mãe natureza. Nem sei por onde começar a expressar minha opinião sobre esse assunto, pois me dói e quando dói tão fundo, fica difícil encontrar as palavras certas. Mas juro que vou tentar.

O que acontece na belíssima e importante Floresta Amazônica, acontece em alguns países que são vizinhos a nós, como Bolívia e Paraguai. A história é sempre a mesma. Queimadas e desmatamentos acontecem sem fiscalização alguma (pelo menos, não a fiscalização do jeito que deveria ser) tudo para que campos sejam abertos para a agricultura, agropecuária e também para o comércio ilegal de madeiras. Acho que na cabeça das pessoas que fazem isso, eles estão trocando 6 por meia dúzia. “Ah, estou arrancando essa árvore, mas vou plantar trigo no lugar, é tudo planta, planta por planta, fico com uma que me dá dinheiro e vai alimentar pessoas”. Prefiro pensar que eles pensam assim, deixando a ignorância falar mais alto.

A verdade é que o ecossistema da Floresta Amazônica é delicado demais, complexo e muito detalhado, com milhares de espécies de árvores, milhares de espécies de animais. Além de purificar o ar, liberar o oxigênio e deixar tudo mais saudável, a floresta abriga vida. Vida que está sendo dizimada pelo fogo. As pessoas não entendem a importância da nossa Floresta Amazônica. Eles não fazem ideia do quão importante ela é para cada vida desse planeta. Atear fogo nela, é um crime não só contra a mãe natureza, mas também contra a humanidade. É uma questão que vai além da política atual, pois o desmatamento e as práticas irregulares de queimadas já existiam há muito tempo. O que não existia há tanto tempo, é a falta de respeito com o próximo, com a vida e com nosso planeta. Não sei o que aconteceu com algumas pessoas (infelizmente, a maioria), mas parece que as pessoas estão cegas, cada dia mais ignorantes e sem noção de nada.

Vi um vídeo que me partiu o coração. Uma indígena dizendo chorando, que alguns homens atearam fogo na reserva onde eles viviam. Algo do tipo, “se você não me permite possuir essa terra, essa terra não vai existir nem para mim e nem para você”. Há relatos de homens ateando fogo com gasolina. Ateando fogo em vida. Ateando fogo em uma reserva que os índios cuidavam. Juro que tento, mas não consigo me colocar no lugar dessas pessoas e tentar entender o seu nível de ignorância para chegar a praticar algo desse tipo. Para mim, não faz sentido algum. Mas infelizmente para essas pessoas, faz. Tudo por poder, por ganância, para possuir algo que não é de ninguém. A natureza não pode ser vendida, tomada, conquistada ou qualquer outra coisa. A natureza é dela mesma e sempre será. Inocentes aqueles que acham que a natureza é fraca e que não irá fazer nada contra isso. Ela vai responder à altura a todas essas agressões, nem que seja, se transformando em um único deserto mundial, sem água, sem alimento e sem vida.

Os níveis de desmatamento são alarmantes, as práticas são perigosas e nocivas ao ecossistema. Mineração, criação de pasto e campos de plantação. Tudo isso é um mix de fatores que faz com que a nossa Floresta Amazônica, esteja correndo risco real e cada vez maior. Mas, o que poderia acontecer se isso continuar desse jeito, nesse ritmo? As temperaturas irão aumentar, os níveis de chuvas irão reduzir, a água começará a ficar escassa, plantas deixarão de existir, animais deixarão de existir. O gelo irá derreter, os oceanos irão aumentar, cidades irão desaparecer, a calota polar ártica já corre um sério risco devido a redução dos períodos de gelo. Mas tudo isso é só por causa do desmatamento na Amazônia? Não só por isso, mas boa parte dos fatores estão sim colaborando, além da poluição que soltam na atmosfera todos os dias, a redução de outras áreas importantes de floresta como na Guatemala, etc. É um conjunto de fatores que produz isso tudo de resultado.

Existem diversas maneiras de tentarmos ajudar nosso planeta e também a Amazônia neste momento. Além de divulgar as notícias verdadeiras sobre esse incêndio sem precedentes, podemos ajudar dessas maneiras. Existem várias ONGs que estão trabalhando há muito tempo para ajudar a nossa Floresta Amazônica, como a WWF, Greenpeace, IFT (Instituto Floresta Tropical) e umas das que eu mais admiro, que se chama Rain Forest Alliance, que é uma ONG que cuida de perto das florestas tropicais do mundo todo, divulgando notícias e também recebendo donativos para que seus projetos e trabalhos continuem acontecendo pelo mundo. Eles possuem uma página no Instagram bem linda @rainforestalliance

Também podemos ajudar, reduzindo o consumo de carne de nossa dieta. Não sou vegetariana ou vegana (por mais que me esforce, por mais reduza, acabo comendo, até por conta do meu trabalho), mas aqui em casa tentamos arduamente reduzir o consumo de carnes, para reduzir a estimulação da agropecuária aqui no Brasil. Sei que é um setor forte, cheio de pessoas mal intencionadas, mas isso precisa ser reduzido, eles precisam perder seu poder. Reduzir todo o consumo de alimentos de origem animal, vai ajudar. Também podemos reduzir o gasto de água. Coisas bobas, que não percebemos, como deixar a torneira aberta enquanto passa o shampoo, escova os dentes, etc. Tudo isso influencia. Quanto mais conseguirmos reduzir os gastos de água, melhor será para nosso planeta e para nossas florestas tropicais. Água é um recurso que pensamos ser eterno, mas não é. Economize.

Reciclagem. É importante demais reciclar. Eu brigo com meus pais e com todo mundo. Aqui em casa, reciclamos, até o plástico da bala. Em São Paulo, em alguns bairros, o caminhão da Coleta Seletiva passa. Aqui na rua, passa de segunda-feira. Sempre colocamos nosso lixo e vemos que pouquíssimas casas fazem o mesmo. É uma horrível, pois isso deveria ser o contrário. Reciclar não custa nada, basta separar o lixo orgânico do reciclável. Aqui em casa, deixamos um tambor para cada um. Fica mais fácil. #ficaadica

Temos que estar sempre ligados no que acontece em nosso planeta, nas nossas florestas, cuidar e preservar tudo isso. É nosso dever cobrar os políticos e autoridades responsáveis, é nosso dever denunciar quando existe uma prática ilegal. Nosso país está caminhando para melhorar, mas esse caminho ainda é muito longo e essa ignorância está muito enraizada na cultura das pessoas. Acredito que um dia tudo isso vai mudar, mas talvez nem eu e nem você, estejamos por aqui para ver. Por enquanto, o que podemos fazer é a nossa parte. Plante uma árvore, cuide dos animais, cuide da mãe natureza e cuide do nosso planeta. Nós só temos ele para viver.

Divulgue esse texto para que o máximo de pessoas possam ter acessos à essas informações. Marque os amigos e espalhe. Podemos fazer nossa parte. Vamos criar uma corrente para salva nosso planeta, pois ainda dá tempo de reverter a situação.

4 Comentários

    • Jamile -

    • 22 de agosto de 2019 at 21:36 pm

    Excelente texto!!!
    Todos podemos fazer nossa parte. ???

      • Talita Bortolussi -

      • 22 de agosto de 2019 at 23:33 pm

      Obrigada, gema querida! Vamos fazer nossa parte! ??

    • Jenynelly -

    • 23 de agosto de 2019 at 18:35 pm

    Belo texto amiga ?? vou até compartilhar.

      • Talita Bortolussi -

      • 23 de agosto de 2019 at 18:49 pm

      Obrigada, amiga! Bora espalhar! =)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *