Coisas para saber sobre o Uruguai

 

Já que viajar para a América do Norte e Europa não está valendo tanto a pena por conta do alto valor das moedas (se bem que o dólar caiu bastante nesses últimos dias), vamos explorar nosso próprio continente, a América do Sul. Garanto que não irá se arrepender. Uruguay. Esse pequeno país faz fronteira com o Brasil pelo estado do Rio Grande do Sul e com a Argentina. Lá se fala o espanhol e mesmo com o real de desvalorizando, ainda dá para encarar o peso uruguaio na hora de fazer o câmbio.

Lá tem cerca de 3 milhões de habitantes e 1/3 desse número está na capital, Montevideo. O povo uruguaio é demais. As pessoas são extremamente simpáticas, atenciosos e não sabem o que fazer para te agradar ou ajudar. É uma delícia caminhar pelas ruas com a sensação de estar em casa e em segurança. Sim, o Uruguay é um país seguro. Bem diferente do nosso Brasil, onde a criminalidade está aumentando cada dia mais.

Algumas cidades uruguaias merecem (muito) destaque. As mais conhecidas são Montevideo e Punta Del Este. Ambas são banhadas pelo Río de la Plata e atraem muitos turistas durante o ano todo. Mas, Punta Del Este é bem cheia de turistas na temporada de verão. Em outras datas, como feriados, eles recebem muitos turistas locais e muitos argentinos, pela facilidade de chegar até lá. Punta Del Este é uma cidade linda, organizada, nem estruturada, mas sem muitas opções de coisas para fazer por lá. Bons restaurantes, bons bares, bons hotéis e paisagens lindas. Mesmo no alto verão, a água das praias é gelada, mas vale a pena arriscar um mergulho quando o vento tiver dado uma trégua.

Outra praia que merece destaque pelas suas peculiaridades, é a de Cabo Polônio. Quem busca um esquema “roots” de viagem, para ficar em cabanas sem energia elétrica, este é o lugar. Fica à algumas horas de Punta Del Este no sentindo norte, basta pegar um ônibus que passa diversas vezes ao dia e ir conhecer. A praia tem poucos recursos, mas é linda. O que mais encanta, é que de noite, a iluminação do local é feita através do farol marítimo que tem lá. Ou seja, o farol fica virando e virando, e você tem apenas poucos segundos de luz a cada volta do farol. Bacana, né?!

A capital Montevideo é encantadora. Ao caminhar por lá, você vai pensar que é uma cidade velha. Isso não deixa de ser verdade, pois eles conservam demais a arquitetura dos prédios e casas. Esse fato faz parte do charme da cidade. Ao ver isso, você pode pensar que não tem muitas coisas legais para fazer pela cidade. É aí que você se engana. Quando estiver por lá, não deixe de visitar o Mercado do Porto e comer em algum dos restaurantes de lá.

Para comer, peça qualquer carne de vaca que lhe apetecer mais. Para beber, qualquer vinho uruguaio desde que a uva seja a Tannat (é a melhor uva que eles possuem e os vinhos são incríveis, um dos melhores, vale a pena provar e trazer para casa). A cidade é cheia de restaurantes maravilhosos, shoppings bons para fazer compras e uma vida noturna agitada, quase todos os dias da semana. Confesso que essa foi a parte que mais gostei na cidade.

Outra cidade que preciso citar, é a de Colonia del Sacramento. Para chegar nela, você precisa pegar um ônibus e demorar cerca de 2h, no sentido contrário ao de Punta Del Este. A cidade é bucólica, pequena e sem muitas coisas para fazer, mas lá você vai encontrar cenários que parecem ter saído de algum romance do início do século. O pôr do sol mais lindo que eu vi na minha vida, foi lá, bem no píer principal da cidade.

Tem alguns restaurantes bons, mas todos bem caros, assim como os hotéis. Por ser uma cidade pequena, eles aproveitam para dar uma explorada básica nos turistas. Não deixe de caminhar pela famosa Calle de los Suspiros e fazer seus pedidos amorosos, dizem que funciona. A cidade merece um dia todo para ser conhecida, mais que isso acho que é perda de tempo, mesmo a cidade sendo linda.

Se quiser visitar Buenos Aires saindo de Colônia, basta pegar alguma balsa e fazer a travessia de 1h até a capital argentina. Eu fiz essa travessia de balsa e também de veleiro. Fantásticas experiências, recomendo ambas. Quando o Río de la Plata dá uma trégua no vento ou nas ondulações, tudo fica perfeito.

O Uruguay pode proporcionar experiência ótimas para os viajantes que foram para lá. Gastronomia sensacional, vinhos ótimos, população alegre e segurança. É o pacote perfeito para quem quer viajar maiores preocupações. O ideal para conhecer bem todas essas cidades e mais algumas, é passar no mínimo uma semana.

Sou muito fã desse país e acredito que para nós, brasileiros, é uma ótima opção de viagem, pois os voos não são caros e são rápidos, não usam o dólar como moeda corrente e eles nos adoram! Está esperando o que?! O Uruguay te espera de braços abertos. Prepare-se para se encantar com toda a magia que esse país encantador nos proporciona.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *