O que são e quais os benefícios dos exercícios funcionais!

 

Muita gente viu que estou fazendo (meio bagunçada, admito) aulas de exercícios funcionais aqui na Hard Zone, academia diferentona que tem aqui do lado de casa, em Perdizes, São Paulo. Eu sempre falarei bem dessa academia e do que ela oferece, porque não tem nada para reclamar ou criticar. Como disse no outro artigo (para quem ainda não viu o link é esse https://viagensdatalita.com.br/hard-zone-studio-em-perdizes/), eles prezam os detalhes e cada aluno, se sente especial e bem cuidado, por conta de toda a atenção que eles possuem com a gente. É demais. Só indo para saber.

Mas hoje, quero contar como tem sido minhas aulas de exercícios funcionais lá. Estava até pouco tempo atrás com uma dor muscular chatíssima nas costas (dor comum que eu sempre tenho e é postural, principalmente quando fico muito tempo fotografando em viagens), então não consegui ir muito, mas sempre que a dor dava uma aliviada, eu ia, porque me fazia bem. Aliás, para quem tem problemas de postura, o exercício funcional é muito bacana, pois ele tem muito do Pilates e toda aquela história de trabalhar diversas cadeias musculares ao mesmo tempo.

Antes de contar sobre os exercícios, preciso explicar meus parâmetros de comparação, através do meu histórico de esportes na vida. Pratico esportes desde os 5 anos de idade. Comecei com natação e não parei mais. Passei pelo volley, lutas, ginástica olímpica, tennis e muita academia sempre. O maior período que frequentei a academia foi de 7 anos direto, sem parar. Depois meu joelho estourou e comecei a ir pro Pilates, mas aí eu fazia sozinha porque tenho formação nisso (minha formação acadêmica é em fisioterapia). Comecei a fazer o funcional aqui na Hard Zone tem algo em torno de 4 meses.

Vou ser bem sincera com vocês. Meu corpo NUNCA ficou com os músculos tão durinhos. Nem quando eu fazia academia todo santo dia. Juro. Meu bumbum nunca ficou tão durinho. Aquela expressão que o povo fitness usa “bumbum na nuca” funciona muito bem para descrever os efeitos dos exercícios funcionais em nosso corpo. Sem brincadeiras. É fantástico de verdade, não estou inventando não.

Mas o que são os exercícios funcionais? Pra começar, é uma aula em que se mescla o aeróbico com o anaeróbico. Então, a queima de calorias costuma ser maior do que em uma sessão de musculação normal. Basicamente, o treinamento funcional tem como base os movimentos naturais que nosso corpo realiza, como pular, correr, girar, empurrar, etc. Tudo isso para que a gente ganhe mais equilíbrio (pois trabalhamos uma musculatura mais profunda, responsável por nosso equilíbrio e postura), agilidade, resistência e flexibilidade. Muitos dos exercícios que realizamos durante as aulas, são só com o peso do nosso corpo. E acredite em mim, quase morremos de tanta força que se faz. Então eu penso, que isso deveria ser o básico para todo ser humano. Aguentar sustentar o peso do próprio corpo.

Nos exercícios funcionais trabalhamos várias cadeias musculares, como acontece no Pilates, e como não acontece na musculação. Isso faz com que a efetividade dos exercícios aumente consideravelmente. Durante as aulas, usamos alguns aparelhos para dar resistência, como bola de peso, dumbell, elásticos, cordas, steps, entre outros. Tudo com a finalidade de aumentar nossa resistência cardiovascular, gerar queima de gordura, aumentar a tonicidade dos músculos reduzindo a flacidez e o melhor de tudo, o risco de ter lesões é muito menor, pois realizamos os exercícios com pesos baixos e os movimentos são biomecânicos. Apenas se deve tomar cuidado com impacto no joelho e um grau grande de flexão de joelho, se a pessoa tiver algum problema de patela ou menisco. De resto, é só correr pro abraço. Mas é claro que é indicado se consultar com um médico antes de iniciar as atividades.

Lá na Hard Zone, eles definem as aulas através de modalidades. Tem a Power Fit, que é uma aula cheia de circuitos e de alta intensidade. É a que eu mais faço, você não fica parada e a aula passa rapidinho. A queima de calorias vai lá para as alturas (hahaha). E eles mudam as aulas conforme o grupo muscular que será mais trabalhado (digo mais trabalhado, pois em todas as aulas trabalhamos tudo). Tem aula especial para Core, tem para força e também a aula que trabalha o corpo todo da mesma maneira.

A verdade é uma só. Como escrevi logo no começo do texto, meu corpo nunca foi tão durinho. E o melhor é que você não ganha músculos absurdos como na musculação, você define. O que é bem diferente e na minha opinião, muito melhor. É mais saudável e muito mais bonito. Quer experimentar uma aula lá na Hard Zone para conhecer melhor o que é aula de funcional? Acesse o site deles e agende uma aula experimental. Tenho certeza de que você vai amar! www.hardzonestudio.com.br

Academia Hard Zone

Rua Apinajés, 1012. Perdizes. São Paulo. (11)4306.2714

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *