Marcas de Moda e Beleza que decidiram reduzir o impacto ambiental

Papo sério agora. Muito sério, na verdade. Vocês sabem que sempre que posso, venho aqui dar dicas e contar o que anda rolando pelo mundo da moda. Mas hoje, quero conversar sobre alguns fatos a respeito do meio ambiente e o que a moda e as indústrias de beleza fazem e deixam de fazer para nos ajudar a preservar o meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental da produção em grandes escalas. Você sabia que para produzir um par de jeans somente, é utilizado cerca de 3.700 litros de água? Você sabia que o tingimento e o tratamento de produtos têxtis, equivale a cerca de 20% de toda a poluição das águas do nosso planeta? Sem contar que tecidos como o poliéster pode levar até 400 anos para se decompor na natureza.

São números que assustam, mas a parte boa é que tanto a indústria da moda, quanto a indústria da beleza, estão começando a mexer os pauzinhos para reduzir todos esses números, reduzir todo esse impacto ambiental que eles produzem diariamente. Algumas marcas e empresas estão trabalhando nisso há anos e a despertando as outras, para a necessidade de fazer algo em benefício do meio ambiente. Para essas empresas, o meu muito obrigada. Por isso quero destacar as empresas que estão trabalhando arduamente para reduzir todo esse impacto ambiental, para nos ajudar a melhorar o mundo.

– Catarina Mina

Conheci a marca há pouco tempo, mas já fiquei fã logo que soube do que se tratava. É uma marca cearense, criada em 2005, com foco totalmente artesanal em sua produção. Através de ONGs, eles investem em artesãos, que produzem tudo de maneira manual, todos os detalhes. A matéria prima para a produção das bolsas e acessórios também tem origem natural, sendo que eles utilizam muito palha e tecidos que foram descartados. E eles investem em técnicas manuais que um dia podem acabar desaparecendo, como o tricô (que nas grandes marcas são produzidos totalmente com máquinas). É bacana pensar que eles se preocupam com o meio ambiente e também, com pessoas que nem sempre possuem grandes chances como essa.

– Osklen

A Osklen é sem dúvida, uma das marcas mais sustentáveis do Brasil e já possui essa fama há algum tempo. Eles investem em tingimentos naturais e também em tecidos que foram feitos de forma sustentável. Ao comprar uma peça da Osklen, tem grandes chances de ser uma peça criada dessa maneira. Se não for, com certeza foi feita em cooperativas, para que o resultado seja mais consciente e único. Eles gostam de investir em tudo que seja benéfico ao meio ambiente, faz parte da marca já.

– Amaro

Um dos grandes problemas de lixo do nosso mundo atual, são as enormes quantidades de plástico que são jogadas de toneladas, descartadas sem serem recicladas. E se eu falar para vocês, que algumas marcas conseguem produzir tecido a partir de garrafas pets? Difícil acreditar (aliás, é bom demais para ser verdade, né), mas é verdade. A Amaro está comprometida em criar cada vez mais peças com essa pegada sustentável, com tecidos reciclados. Eles criaram uma linha fitness com tecidos sustentáveis, alguns deles produzidos a partir das garrafas pets que mencionei acima. Demais, não é?!

– Natura

A Natura é uma das empresas mais engajadas em ajudar o meio ambiente, não só por não testar em animais, mas também por fazer ações ara reduzir o impacto das suas produções, ao meio ambiente. Um dos grandes exemplos disso, é a linha Sou que eles produziram. São produtos para os cabelos e para a pele, feitas com ingredientes seguros, naturais e livres de compostos que possam prejudicar nossa saúde ou o meio ambiente, como o petrolato e os parabenos. Além disso, as embalagens dessa linha Sou, possuem até 70% menos plástico e eles trabalham intensamente com o esquema de refil. Fica a dica para quem busca produtos alternativos que sejam sustentáveis.

– Biossance

A Biossance chegou ao Brasil não faz muito tempo, vinda do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. É uma marca especialista em skincare, com produtos maravilhosos e muito eficazes. A parte mais que boa, é que eles são 100% pet friendly (não testam nada em animais) e também, conseguiram reunir inúmeros ingredientes em suas fórmulas, que são incapazes de prejudicar nossa saúde ou contaminar a natureza. Sim, todos os produtos são produzidos com matérias primas 100% naturais e com origem vegetal. Não é perfeito?

– Coletivo 828

É um projeto criado por duas empresárias gaúchas, com o objetivo de reunir cada vez mais, marcas que tenham essa pegada sustentável. É um lugar, onde existem mais de 20 marcas, todas com produção sustentável de suas peças, sejam roupas ou acessórios. O bacana, é que as empresárias dão prioridade para gestão feminina, algo que também está super em alta.

– Svetlana

Essa marca chama a atenção por diversos motivos. Primeiro, a estilista, Mariana Iaci, já trabalhou com diversos nomes de peso da moda, como Jean Paul Gautier e Moschino. Mas, além disso, criou a marca Svetlana que é vegana, portanto jamais você vai encontrar peças da marca, produzidas com tecidos e materiais de origem animal, como couro, seda e lã. Mas não é só isso. Eles precisam tomar muito cuidado para saber se existe algum componente do tecido que seja prejudicial ao meio ambiente, como borracha. Além de se preocupar com a origem das tintas e das fôrmas. Nada pode ter um pingo de origem animal. Se houver, eles simplesmente irão recusar. Essa é realmente uma marca 100% vegana e sustentável.

Viu só?! Ainda existem diversas marcas que possuem essa pegada sustentável, algumas bem pequenas, outras maiores. O fato é que a mentalidade da maior parte das empresas está mudando e isso é importante e fundamental para o futuro do meio ambiente e do nosso planeta. Temos que saber qual será o planeta que vamos deixar para nossos filhos, sobrinhos, etc. Saber que muitas empresas da moda e da cosmética estão pensando nisso, me deixa super feliz. Se você souber de mais empresas, pode escrever aqui nos comentários. =) Aqui embaixou vou deixar o link para saberem sobre mais empresas de beleza que são consideradas Pet Friendly.

Empresas de beleza que são Animal Friendly

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *