Cuidados com os cabelos durante o inverno

 

Não adianta. Todo inverno é a mesma coisa. Nossos fios sofrem demais com as baixas temperaturas no clima e com as altas temperaturas que costumamos usar para nos aquecer, seja no banho ou fora dele. A poluição aumenta por chover menos, a gente fica menos tempo se cuidando (pois só pensamos em tomar algo quente e nos aquecer com as roupas), os fios demoram mais para secar por conta do frio e aí apelamos para o secador. Enfim, uma série de fatores diários que acabam por prejudicar (bastante) os nossos fios. Mas calma. Hoje vim aqui contar a vocês sobre alguns cuidados simples que podem salvar a saúde dos nossos fios de cabelos. Já anota tudinho!

– Reduzir a temperatura da água do banho

Isso vale para a saúde dos fios e também da nossa pele. As altas temperaturas podem danificar e ressecar brutalmente nossos cabelos. Por isso, evite banhos muito quentes quando for lavar a cabeça. Sei que é difícil e nosso instinto é mesmo aumentar a temperatura, mas uma dica é deixar o banheiro bem quentinho quando for tomar banho (com aqueles aquecedores tipo ventilador). Assim você não vai sentir tanto frio e não vai sentir a necessidade de aumentar a temperatura.

– Se atenta à frequência das lavagens

Outra coisa importante para ficarmos de olho. No inverno a tendência é lavar menos os cabelos. Errado. A frequência deve ser igual sempre. Deixar as raízes e os fios sujos, ou oleosos, não é uma boa ideia. Isso aumenta a caspa, entope os folículos capilares e enfraquece os fios. Além do mais, demorar para lavar os cabelos os deixa com mau cheiro e aos poucos o cabelo perde a hidratação natural, por conta da ação dos fatores agressores externos.

– Hidratação é a palavra de ordem

Sempre. Seja qual for a estação do ano, cabelos hidratados com maciez e brilho sempre estarão na moda. Por isso, abuse da hidratação. Isso nunca será demais. E não pense que se seus cabelos forem oleosos você não precisa. Existem produtos especiais para esse tipo de cabelo e eles precisam também de hidratação e cuidados. Máscaras poderosas de hidratação são perfeitas, aquelas de ação rápida de 3 a 5 minutos são ideias para quem tem uma vida mais corrida. Se tiver mais tempo, invista em uma máscara de ação mais longa e demorada. É uma delícia ficar com isso no cabelo.

– Proteção dos fios é fundamental

Mesmo nos dias de inverno, o sol está lá, brilhando firme e forte. Não esqueça que assim como sua pele, o cabelo também sofre com as ações dos fatores externos como raios UV, poluição, etc. Importante demais proteger os fios, seja com leave-in, ou com outros produtos. Como aumentamos o uso da chapinha e/ou do secador de cabelos, importante também usar um protetor térmico para que nossos fios não sofram muito com essas temperaturas elevadas dos aparelhos. Fica a dica.

– Use os produtos certos para seus cabelos

Importante saber qual é o seu tipo de cabelo, identificar quais problemas tem e o que te incomoda. Detectar isso tudo é importante para que escolha os produtos certos na hora de tratar seus fios. Sim, usar o produto errado pode ser um tiro no pé e os resultados não serão os esperados, com toda certeza. Portanto, conheça o seu cabelo e conheça principalmente, os produtos que pretende usar. Profissionais da área podem dar uma luz quanto a isso.

– Evite tratamentos químicos

Isso deveria valer para todos os meses do ano, mas como estamos falando do inverno, tente evitar os tratamentos e procedimentos químicos em seus fios, principalmente se eles já estiverem fragilizados por conta dos fatores agravantes que o inverno nos traz. Se precisar muito fazer algo, trate seu cabelo antes de realizar o procedimento para que ele tenha força para aguentar toda essa química e também para a saúde dele esteja sempre impecável.

– Beba muita água

A hidratação não vem só dos produtos incríveis e cheios de tecnologia que passamos nos cabelos. Automaticamente bebemos menos água quando está frio, pois está frio e tudo que queremos beber é algo mais quente. Mas beber água é importante para o bom funcionamento do nosso corpo e sim, nossos cabelos sentem falta se não bebermos água. Então, não esqueça de beber pelo menos 2 litros de água diariamente e seus cabelos irão lhe agradecer muito. Aliás, seu corpo todo irá agradecer.

– Reduza o uso da chapinha/secador

Sim, eles podem deixar nossos fios modelados, bonitos e arrumados, mas são vilões da boa saúde dos fios, principalmente nos dias mais frios, pois nosso cabelo não seca nem por decreto e temos que apelar para o secador. Infelizmente, é algo difícil de deixar de usar. Mas como tudo na vida, temos alternativas. Primeiro, podemos usar a toalha para remover bastante o excesso de água, assim ficar menos tempo com o secador. Outra dica é deixar os fios secarem naturalmente por alguns minutos. Outra dica, é não usar a temperatura dos dois tão alta, menos temperatura, melhor para seus fios.

– Use líquidos hidratantes nos dias em que não for lavá-los

Não sei vocês, mas eu sou a louca dos líquidos hidratantes. Acho essa tecnologia fantástica. Ajuda demais a evitar aquele ressecamento natural, por perdemos a hidratação ao decorrer do dia, esses líquidos geralmente não deixam os fios melados ou pesados, resolvem facilmente o problema da desidratação e deixam os fios com cheirinho maravilhoso. Vale a pena usar.

– Cortas as pontas do cabelo sempre que sentir necessário

Não vou falar que devemos cortar de tanto em tanto tempo, porque sou aquela pessoa que corta o cabelo tipo no máximo duas vezes por ano. Então, definitivamente, não sou referência. Mas, é sempre bom remover aquelas pontas mais ressecadas que fazem nosso cabelo perder o corte e também perder o charme. Se não cortarmos as pontas com uma certa frequência, elas vão conseguir enfraquecer o cabelo todo, vai crescer mais devagar e a aparência vai ficar feia (pelo menos é a palavra que eu acho que define bem isso). Então, além de todos esses cuidados, corte as pontas do seu cabelo para que ele esteja sempre saudável.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *