Cuidados que devemos ter com nossos cabelos durante o verão

Ah! O verão! Muita gente ama demais essa estação quente, cheia de vida, cheia de cor e cheia de insetos voando por todos os lados (hahahaha já deu para perceber que eu prefiro muito mais o tempo de frio, né). Mas, quando se tem uma vida ativa no verão, com muitas viagens para a praia, muitos mergulhos em piscinas cheias de cloro e exposições ao sol, precisamos reforçar os cuidados com nossos fios, para que eles não ressequem ou fiquem quebradiços, se forem tingidos, podem até desbotar e a sua cor querida já era. Mas calma que para tudo existe uma solução. Vou te contar alguns segredos que eu costumo fazer aqui e dá resultado. Meus fios estão descoloridos e eu nem estou sentindo que estão ficando ressacados. Te conto tudo!

– Usar máscaras de hidratação poderosas no seu dia a dia

Se quiser ter um cabelo bonito, vai ter que lançar mão do cartão de crédito e fazer algumas comprinhas. Aproveite a época de Black Friday e alguns produtos estão realmente com desconto. Comprei uma máscara da Wella especial para cabelos tingidos e para devolver o brilho, além de hidratar, claro. Gente, sério real e oficial, foi a melhor máscara de hidratação que já comprei na vida. Em 5 minutos seus problemas se resolvem, em casa mesmo. Tem outras como a amarela da L’Oreal que eu amo e vou acabar intercalando com essa. Kerástase também possui uma lista enorme de máscaras, mas elas são mais caras e você precisa saber exatamente a certa para seu tipo de cabelo. Sei que máscaras hidratantes em casa vão ser suas melhores amigas durante o verão (e essa amizade vai durar até o inverno também).

– Faça hidratações mensais no salão

Pelo menos uma vez por mês (se a frequência de agressões aos fios for constante, aumente para duas vezes ao mês), faça visitas ao salão que você confia e faça uma hidratação top por lá, de preferência aquelas que fazem reposição de proteínas, aminoácidos e outras coisas. A parte boa é que esses tratamentos são super powers e duram até 15 dias os efeitos nos cabelos. Além de ser uma delícia se sentir cuidada, não é meninas?! Mas realmente, esse processo no salão tem toda uma diferença. Aliado com seus cuidados em casa, seus cabelos ficarão lindos de morrer!

– Use e abuse do protetor solar

Não é só a nossa pele que precisa se proteger do sol. Principalmente se seus fios forem loiros, use muito o protetor solar para que a cor não fique alterada. Geralmente esses produtos não deixem os fios pesados, então podemos usar todos os dias, além de dar um up na hidratação e controlar o frizz. Se estiver na praia ou piscina, aplique o produto nos fios todas as vezes que sair da água. Não dê motivo para que seus fios sofram. Eu gosto muito de um leave-in da G. Hair chamado Top 10, que cuida de 10 problemas que podem atingir nossos fios e tem protetor UVA e UVB. Ele é ótimo para levar na bolsa de praia/piscina. Fica a dica.

– Evitar o excesso de secador de cabelo e afins

Sim, o secador de cabelo, a chapinha, o baby liss ou qualquer outra coisa que fique em altas temperaturas para modelar nossos fios, deve ser usado com cautela. No verão, as temperaturas já são altas, então nossos fios secam mais rápido. Como eu tenho muito cabelo e eles são longos e enormes, se eu não usar o secador, ele vai demorar 3 dias para secar (hahahahaha), então deixo aqui a minha dica. Eu lavo os fios, fico um tempo com a toalha e depois passo o pente/escova. Deixo alguns minutos para ele ir secando natural. Quando estiver quase seco, eu passo o secador para ajudar. Realmente funciona e eu não agrido demais os fios com as altas temperaturas. Ah! Já ia me esquecendo. Usar um protetor térmico sempreeeee antes de passar qualquer um desses aparelhos, é fundamental para a saúde dos seus fios. Não esqueça nunca!

Portrait of a young woman using a hair drier

– Usar chapéu quando estiver exposta diretamente ao sol

Além de ser um charme (alguns modelos) e combinar com alguns looks e locais, os chapéus podem ajudar bastante nessa questão de evitar a exposição direta ao sol dos fios. Além de proteger nosso cocuruto (hahahahaha nossa cachola) e evitar insolações. Se estiver na praia ou na piscina, pode lançar mão de um belo e gigante chapéu de palha, pois além de ficar protegida contra o sol, vai ficar cheia de estilo.

– Beba bastante água

Sim, não adianta fazer tudo isso se você não se hidratar de verdade, por dentro. O primeiro passo é beber bastante água. Nosso corpo precisa disso, de pelo menos 2litros ou 2 litros e meio de água por dia, no mínimo. De preferência, mineral (eu bebo só água mineral há anos e adoro como minha pele fica), mas pode ser filtrada também. Fazer isso vai ajudar ainda mais os seus fios a ficarem hidratados, com brilho e cheios de vida. Vai ser como se fosse a cereja do bolo. Então, deixe sempre uma garrafinha do seu lado para se hidratar por dentro.

– Evite processos químicos excessivos

Sei que muita gente gosta de fazer uma escova progressiva por conta da facilidade que ela nos traz no dia a dia. Mas ela é muito agressiva aos fios e não caia nessa de que não é. Ela altera a estrutura dos fios, então não tem como não ser. Se quiser muito fazer algo para deixar seus fios mais domados para o verão, opte pelo botox capilar, que não leva formol e tem sua composição mais branda. Evite também fazer descolorações nos fios todos os meses. Essa prática vai deixar seus fios totalmente sem vida.

– Use aqueles óleos capilares antes de dormir

Um truque rapidinho para vocês. Se quiser dar um up na hidratação dos seus fios, se sentir que precisa, fica minha dica. Passe um pouco daqueles óleos capilares nos fios antes de dormir, mas precisa ser um óleo bom, porque vários desses que estão no mercado não são óleos (eu uso o óleo da G. Hair, da caixa azul). Passe uma quantidade significativa. Amarre os cabelos e vá dormir. No dia seguinte, lave seus cabelos normalmente. Depois me conta o resultado!

Gostou das dicas? Espero que seus cabelos passem pelo verão com muito brilho, hidratação e movimento. Compartilhe com suas amigas para que elas tenham acesso à essas informações. Certeza que elas irão adorar!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *